F1 2020 – Dominando a veloz pista de Spa, na Bélgica

30 de agosto de 2020
F1 2020 - Dominando a veloz pista de Spa, na Bélgica

Em 1991, um piloto estreava no GP Belga, substituindo um outro piloto, que, por se envolver em uma confusão, acabou preso no final de semana da corrida. Este piloto era Michael Schumacher, que entraria na Fórmula 1 naquela oportunidade, e sairia anos mais tardes, com sete títulos mundiais e muitos recordes quebrados.

Na ocasião, o alemão se classificou em sétimo, o que surpreendeu a todos. Não conseguiu completar a prova, abandonando logo na primeira volta, mas foi o suficiente para chamar atenção da Benetton, que o contratou. E o resto virou história. O desempenho de Schumacher em Spa provou que ali havia um talento único na categoria, uma vez que a pista é extremamente exigente.

F1 2020 - Dominando a veloz pista de Spa, na Bélgica

A mais longa da Fórmula 1, Spa é uma pista extremamente veloz e exigente. São dois setores nos quais os pilotos chegam à oitava e última marcha, e mantém o pé no fundo por bastante tempo. Suas curvas também são exigentes, especialmente a Eau Rouge. E, no videogame, o desafio é na mesma medida. No F1 2020, o maior desafio em Spa, especialmente para quem está começando, nem é completar a volta. Afinal, é possível andar no circuito sem maiores problemas. Mas sim, explorar o circuito, para aproveitar bem o circuito.

Inclusive, uma dica: como em Spa, o pé fica fundo bastante tempo, tente desacelerar um pouco antes do comum antes de fazer as curvas. Assim, você entenderá melhor o melhor momento de entrada nelas, e vai evitar passar reto. É comum, na Fórmula 1 real, ver pilotos “passando reto” nas áreas de escape do circuito, e nos games não é diferente. Por isso, o treino no circuito é fundamental para conhecê-lo e não ser engolido por seu traçado.

Veja, assim, a volta que fiz com uma Renault no tradicional circuito, no F1 2020. O volante, como das outras vezes, é o G29 da Logitech.

E o setup sugerido é:

  • Asa dianteira: 6
  • Asa traseira: 11
  • Diferencial aceleração ativa: 65%
  • Diferencial aceleração inativa: 100%
  • Cambagem dianteira: -3.10
  • Cambagem traseira: -1.60
  • Toe dianteiro: 0.11
  • Toe traseiro: 0.41
  • Suspensão dianteira: 5
  • Suspensão traseira: 3
  • Barra estabilizadora dianteira: 9
  • Barra estabilizadora traseira: 7
  • Altura frontal: 4
  • Altura traseira: 4
  • Pressão do freio: 88%
  • Balanceamento dos freios dianteiros: 56%
  • Pressão nos pneus dianteiros: 23.4 psi
  • Pressão nos pneus traseiros: 21.1 psi

Hamilton: mais perto de ser o maior de todos os tempos, vivendo dias de Pantera Negra

F1 2020 - Dominando a veloz pista de Spa, na Bélgica

T’Challa é um imperador. É um líder que comanda sua nação e que segue em constante evolução. Isso é notado nos quadrinhos, e ficou mais em evidência com o filme do Pantera Negra, lançado em 2018. Hamilton, em seu contexto, vive situação semelhante. Além de estar se tornando, corrida a corrida, o maior piloto de todos os tempos na Fórmula 1, atingindo recordes até então considerados inalcançáveis, o piloto também tem evoluído como ser humano, atingindo liderança entre seus companheiros, e se posicionando constantemente em diversas situações.

E, com a sua “pantera negra”, Hamilton homenageou o Pantera Negra. Chadwick Boseman, o ator que deu vida ao personagem, faleceu na última sexta, aos 42 anos, vítima de um câncer no cólon. Hamilton, que já havia dedicado a sua pole para o ator, também dedicou sua vitória. O piloto britânico chegou a 89 vitórias na carreira, ficando a apenas duas de Schumacher, o até o momento maior vencedor da história da F1.

Hamilton sobrou na prova, liderando de ponta a ponta. Bottas fez sua parte e chegou em segundo, com o esforçado Verstappen sendo, mais uma vez, o “melhor do resto”. Destaque para Ricciardo, que chegou em quarto com sua Renault, confirmando um ótimo final de semana para a equipe francesa. A grande decepção, mais uma vez, foi a Ferrari. Que brigou no fundo do pelotão e mostrou um carro ainda pior do que os das últimas corridas. Vettel e Leclerc chegaram em décimo terceiro e décimo quarto, respectivamente.

E a equipe italiana terá muito trabalho pela frente. Pois já neste próximo dia 6 de setembro, a Ferrari corre em casa, no GP da Itália. E fazer feio diante de sua torcida não é uma opção.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais