F1 2020 – Hora de conhecer as curvas das ruas do GP de Mônaco
Mônaco é um daqueles nomes que trazem mais do que referência a corridas. É um lugar mitológico, com lendas forjadas em suas ruas, e também palco da “tríplice coroa” do automobilismo. O GP de Mônaco, junto com as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans, são as três corridas mais prestigiadas do esporte a motor.
E, até hoje, apenas um piloto venceu as três corridas: Graham Hill, que venceu a Indy 500 em 1966, Le Mans em 1972 e o GP de Mônaco em 5 oportunidades, além de ser duas vezes campeão do mundo. Outros sete pilotos, incluindo Fernando Alonso, que hoje corre na Alpine, venceram duas destas três provas.
Só isso mostraria a importância de Mônaco, mas se focarmos apenas na Fórmula 1, também percebemos sua importância. Foi nas ruas do principado, por exemplo, que Ayrton Senna “se apresentou” ao mundo, após a sua primeira corrida por lá, em 1984. Também foi no circuito de rua que o piloto brasileiro se consagrou: disputou dez provas em Mônaco, venceu seis e foi destaque em nove.
Max Verstappen, da Red Bull, disse em release entregue à imprensa, que o “GP de Mônaco é sempre muito especial, e diferente das outras pistas”. Explicou que a pista é muito estreia, mas muito divertida de dirigir em voltas rápidas, de qualificação. E afirmou que “você realmente pode sentir quando está tudo funcionando e a volta vai ser boa, isso te faz sorrir”.
Dito isso, nada mal aproveitar a corrida de hoje, que marca o retorno da F1 em Mônaco após o cancelamento da edição de 2020, para conhecer melhor o circuito, e curtir as ruas do principado no videogame, não é mesmo? Então hoje, é dia de desbravar as ruas do circuito mais icônico (e difícil) da Fórmula 1.
Rolezinho em Mônaco
Em Mônaco, você não tem “descanso” desde a primeira curva. A Saint Dévote tem a distância mais curta entre uma reta final e a primeira curva entre todos os circuitos da F1. Logo, é preciso já diminuir bem logo de cara, para terceira marcha, e assim começar a subida, retomando a velocidade.
A subida não é das mais simples, precisando ter bastante atenção para não parar no guard-rail. E ainda tem a Beau Rivage, a segunda curva que, mesmo sendo feita em velocidade, exige atenção.
A Massenet, por sua vez, introduz o piloto na parte mais lenta de todo o circuito, já conectando o traçado à Curva do Casino, uma das mais icônicas da F1. Faça-a em quarta marcha, mas já se preparando para diminuir na próxima curva.
Chegando na Curva do Casino, vá pra terceira marcha e posicione o seu carro o mais próximo da zebra possível, como o traçado abaixo sugere, para que você não vá parar no guard-rail. Após a curva, uma pequena zona de aceleração poderá ser aproveitada.
A Mirabeau Haute inicia a descida pelas ruas do principado, onde em seguida há uma pequena zona de aceleração que termina na curva mais lenta da Fórmula 1…
… que é a Grand Hotel. A Grand Hotel é a única curva de todo o game que precisa ser feita em primeira marcha. Você atingirá 50km/h para fazê-la, precisando posicionar muito bem o carro, de acordo com o traçado, para não bater, e ao mesmo tempo, seguir para a próxima curva.
A Mirabeau Bas é outra das muitas “armadilhas” espalhadas em Mônaco. Se achar que vai poder simplesmente reacelerar com tudo aqui, vai para o guard-rail. A ideia é dar uma leve acelerada, sem forçar muito, para chegar na Portier em boa posição.
A Portier é outra curva traiçoeira. Feita em segunda marcha, é ela quem te apresenta ao túnel. Porém, é muito comum, especialmente para os pilotos de primeira corrida, já acelerarem aqui, indo parar no muro. Mais uma vez, aceleração leve e cautela fazem a diferença.
O Túnel é a hora de acelerar, e acelerar muito. Mas cuidado pois o túnel de Mônaco não é uma reta, e sim uma curva. Mantenha-se o mais à direita possível, para não parar no muro, e treine bem para fazer este trecho sem tirar o pé do acelerador. Parece difícil, mas é questão de pegar o jeito.
E atenção no final do túnel, pois é hora de frear com tudo, pois tem uma chicane no seu caminho.
Passado o Túnel, temos a chicane Nouvelle, que nos lembra que Mônaco não é lugar de pé fundo não. Feita, pra variar, em segunda marcha, você tem que traçar perfeitamente aqui, tanto para seguir o traçado com o tempo ideal, quanto para não ir parar no lago.
A Tabac é a única curva que pode ser feita apenas tirando o pé do acelerador e aproveitando o traçado. Pode ser feita em quinta marcha.
Mais uma chicane. A Louis Chiron pode ser feita também apenas soltando o acelerador. Mas, pra aprender, diminua a velocidade pois a chicane é traiçoeira.
Seguindo a Piscina, mais uma chicane, que liga o circuito para a parte final da prova. Faça-a em terceira marcha, também procurando pegar o jeito do traçado.
Chegando, enfim, na La Rascasse, uma curva bem fechada que é feita praticamente às cegas. Segunda marcha, atenção no traçado e tudo para a direita, já preparando o carro pois tem mais uma chicane te esperando em seguida.
Terminando a volta pelas ruas do pequeno país na Anthony Noghes, a chicane final que leva o piloto para a reta final. Você já vai estar em segunda marcha, por causa da La Rascasse. Então é só seguir assim, fazendo as curvas, já reacelerando para colocar velocidade na reta.
Rolê pelas ruas de Mônaco finalizado, aproveite e confira, agora, a volta completa no icônico circuito. O setup base pode ser encontrado aqui.