F1 2020 – Hora de conhecer Paul Ricard, lar do GP da França; F1 2021 mostra novidades

20 de junho de 2021
F1 2020 - Hora de conhecer Paul Ricard, lar do GP da França; F1 2021 mostra novidades

Uma boa mistura entre passado e presente serve para definir Paul Ricard. No passado, desde que foi construído, em 1969, foi sede por 14 vezes do Grande Prêmio da França, entre 1971 e 1990. Mas, atualmente, foi totalmente reformado e ampliado, e, desde 2018, voltou a sediar o GP de Fórmula 1 no país, mas co traçado totalmente diferente.

A pista, atualmente, conta com um elemento muito particular. São as famosas listras, que servem para manter, de acordo com o circuito, a máxima segurança. Baseada nas cores da bandeira francesa, temos duas áreas de pinturas, com listas que, de certa forma, acabam confundindo o público: a linha azul, próxima da pista, feita com uma tinta especial que conta com asfalto e tungstênio, servem para diminuir a velocidade dos carros.

Assim como a brita antigamente, esta pintura diminui a velocidade dos carros, sem a necessidade de fazê-lo parar completamente. E as linhas vermelhas, por sua vez, são ainda mais abrasivas. Se por um lado este recurso é seguro para os pilotos, por outro oferece muitas saídas para erros, fazendo com que as corridas na pista sejam consideradas chatas pelos espectadores.

O circuito tem 5.842 km de extensão, com pelo menos quatro áreas de aceleração, e curvas bem longas, que podem ser realizadas em boa aceleração. É um circuito muito particular, que exigirá não só um setup específico, como uma abordagem diferente na hora de correr em seu traçado.

No game, o essencial é saber lidar com as partes de aceleração, pois podem ser bem exploradas, e contam com curvas que não exigem muita diminuição de velocidade. A curva 10, por exemplo, pode ser feita sem tirar o pé. O terceiro setor, que conta com curvas mais complexas, pode ser melhor treinado, com destaque da sequência entre as curvas 12 e 15, que fazem uma espécie de “serpente”, e devem dosar aceleração e frenagem na medida certa.

F1 2020 - Hora de conhecer Paul Ricard, lar do GP da França; F1 2021 mostra novidades
Circuito Paul Ricard na temporada 2021 (Fórmula 1 Oficial / Reprodução / www.formula1.com)

Entretanto, a pista disponível no game não é idêntica a pista do Grande Prêmio que acontece hoje, pois houve pequenas mudanças por parte da organização em quase 70% de sua extensão. De qualquer forma, o essencial segue o mesmo, conforme você pode ver neste vídeo abaixo:

F1 2021 apresenta novidades para a nova geração

Como todos sabemos, literalmente os games F1 estão chegando a uma nova geração: além dos novos consoles, será o primeiro game da Codemasters incorporada à Electronic Arts, o que gera expectativas sobre como a tradicional série, com mais de dez anos de vida, irá se apresentar nesta nova fase.

Para mostrar um pouco mais sobre o que esperar do game, foi apresentado um trailer dos recursos de F1 2021. O game terá um novo modo história, chamado Ponto de Frenagem. O game também contará com estatísticas reais da F1 do mundo real, na pontuação para o modo Minha Equipe. E o novo modo Real-Season Start permitirá que os jogadores iniciem seus campeonatos a partir da corrida que desejar, já com a pontuação atualizada.

Exemplo: quem resolvesse correr, nestas condições, o GP da França hoje, teria como base a pontuação da temporada, até o último GP, no Azerbaijão: Verstappen com 105 pontos, Hamilton com 101 e Perez com 69, para citar os três primeiros colocados.

Já o modo história, chamado Ponto de Frenagem, permitirá que os jogadores comecem na F2, rumo a uma vaga na F1. A promessa, de acordo com a EA/Codemasters, é a de trazer “uma combinação de momentos dentro e fora das pistas, através de uma mistura de ação de corrida e de cenas dramáticas, amizades e rivalidades se formam ao longo de três temporadas desafiadoras”.

O modo permitirá corridas contra os pilotos atuais da Fórmula 1, e personagens novos e antigos, incluindo Devon Butler, o “antagonista” que apareceu no modo história do F1 2019. Também haverá um modo carreira para dois jogadores, no qual os dois podem correr na mesma equipe, de forma colaborativa. E, para isso, a tela dividida para dois jogadores permanece.

F1 2021 chegará, através da EA Sports, em 16 de julho, com versões para Xbox One, Xbox Series X|S, Playstation 4, Playstation 5, e PC, via Steam.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais