F1 ESports envia o primeiro piloto para as pistas reais da Fórmula 2
A Fórmula 2 terá o seu primeiro piloto vindo diretamente das pistas virtuais da F1 Esports. Trata-se do turco Cem Bölükbaşı, que tem 24 anos, e correrá pela equipe tcheca Charouz nesta temporada da categoria principal de acesso à Fórmula 1.
Assim, o turco se torna o primeiro piloto a chegar na Fórmula 2 após passar pelo torneio oficial de Esports da Fórmula 1. Bölükbaşı disputou a F1 Esports Series em 2017, ficando em quinto lugar. Também participou das temporadas de 2018 e 2019, correndo a última pela Toro Rosso.
Após a participação na Esports Series, o piloto resolveu focar nas pistas reais, indo para a GT4 Europeia. Em 2020, chegou a disputar o torneio de eSports da Renault, se tornando campeão, e em 2021, voltou a disputar a GT4 Europeia, além da European Le Mans Series na classe LMP3, da F3 Asiática e da Euroformula, onde teve bom desempenho, com direito a duas vitórias na Euroformula.
A Van Amersfoort, equipe pela qual o turco disputou a Euroformula, assumirá vagas no grid da Fórmula 2 em 2022, e levou Bölükbaşı para testes, em dezembro. Mas foi a equipe tcheca Charouz que fez a melhor proposta, e que fechou com o piloto.
“Quero agradecer a Charouz pela confiança em mim. Farei meu melhor para honrar isso. É óbvio que não posso esperar para entrar no carro para testar, especialmente depois do primeiro gosto que eu tive no ano passado. É o mais próximo da F1 que existe, e estou determinado a dar 110% para aprender como controlar tudo no carro e provar meu potencial como piloto”, afirmou o jovem piloto.
Bölükbaşı ainda aguarda seu companheiro de equipe, e correrá com o número 23, estreando na primeira corrida da Fórmula 2 entre os dias 18 e 20 de março, no Grande Prêmio do Bahrein, junto com a Fórmula 1.