Facebook chega ao mundo do streaming, com seu serviço de games em nuvem
O Facebook segue os passos de Google, Amazon e Microsoft, e anunciou a possibilidade de se jogar games em sua plataforma, sem a necessidade de download. O serviço é mais um passo dado por Facebook e pela indústria como um todo, ao universo do game por streaming.
Mas o anúncio, assim como o serviço, é sem muito alarde. A iniciativa é mais “pé no chão”, oferecendo apenas alguns títulos na nuvem, disponíveis no navegador de um desktop, ou em um app para Android. Não tem a mesma pompa do Google Stadia, que chegou prometendo uma “revolução” no mundo dos games.
O Facebook Gaming já conta com cinco games, para o serviço, que está em versão beta: Asphalt 9: Legends, PGA TOUR Golf Shootout, Mobile Legends: Adventure, Solitaire: Arthur’s Tale e WWE SuperCard. Todos eles gratuitos, mas com opções de compra nos jogos, mais como a oferta de anúncio. A única diferença é que, ao invés de baixar em seu smartphone, é possível jogar direto do app.
O app só está compatível com dispositivos Android, por enquanto. A Apple tem endurecido muito a presença de outras iniciativas, que não as da própria empresa, em seu ecossistema. Briga com a Microsoft, por exemplo, para que o xCloud não seja implementado no iOS, E, em um caso mais grandioso, tem brigado com a Epic Games nos tribunais, por causa de comissões e de loja alternativa em Fortnite.
Já o Facebook, segue uma tendência crescente no mundo dos games. Apesar do Google ter chamado atenção por promover de forma grandiosa o seu Stadia, há outras iniciativas neste sentido. Como o xCloud, da Microsoft, o GeForce Now, da Nvidia, o Playstation Now, da Sony, e o recém-anunciado Luna, da Amazon.