Facebook Level Up: A rede social agora inclui streaming de videogames
O Facebook está chegando a tal ponto que não é mais uma simples rede social. Para tirar proveito do grande número de usuários que tem em todo o mundo, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou o Level Up, uma nova plataforma de streaming de videogames que tentará competir com os gigantes do Twitch e do YouTube Gaming.
O que é o Level Up do Facebook?
O objetivo dessa plataforma é ajudar todos os novos usuários que desejam iniciar fluxos a criar sua própria comunidade. Assim, com essa medida, o programa Facebook Gaming, que iniciou o Facebook no início de 2018, será expandido para fornecer aos usuários ferramentas para fazer transmissões ao vivo. Graças ao Level Up, os usuários terão à sua disposição todas as ferramentas necessárias para começar a criar suas comunidades e, assim, ganhar dinheiro para as emissões que fazem. Para que isso seja possível, será apresentado o Facebook Stars, um recurso que permitirá aos usuários comprar produtos virtuais para enviá-los para seus streamers favoritos e usá-los para monetizar suas transmissões. Além disso, para garantir que as transmissões sejam suficientemente visíveis para todos, o Facebook está criando uma página exclusiva para vídeos de videogames, tanto para transmissões ao vivo quanto para aquelas que já terminaram, para que possam ser visualizadas novamente a qualquer momento. Através do programa Level Up, os usuários terão ferramentas personalizadas, a possibilidade de fazer transmissões de alta qualidade, a 1080p e 60fps, acesso limitado a betas e outras funções, além de fazer parte de uma comunidade de afiliados. No entanto, para fazer parte deste grupo de criadores, é necessário atender a uma série de requisitos. É essencial criar uma página de “criador de vídeos de videogames”, ter emitido um mínimo de quatro horas durante os últimos 14 dias, ter emitido pelo menos dois dias durante o mesmo período de tempo e ter um mínimo de 100 seguidores. Mesmo assim, quem já fez uma transmissão através do Facebook anteriormente também deve ter acesso ao programa.
A lucrativa estratégia de negócios de Mark Zuckerberg
A Level Up é outra das estratégias de marketing que Mark Zuckerberg está usando para se posicionar no topo da lista das personalidades mais ricas do mundo da Forbes, já que através da venda de publicidade em sua plataforma, ele alcançou uma fortuna estimada em US$71 bilhões. Para muitos, conquistar – ou ganhar – até mesmo seu primeiro milhão é quase um sonho. Porém, uma das informações mais marcantes sobre o criador do Facebook, é que, segundo o Betway Casino, Zuckerberg se tornou bilionário em apenas um ano, acumulando uma fortuna que, para algumas pessoas, é a recompensa de uma vida inteira de trabalho. Não satisfeito com isso, Mark Zuckerberg busca expandir suas opções de mercado, utilizando a ferramenta de vídeo ao vivo do Facebook, já que segundo o site do UOL, o Facebook obteve os direitos de transmissão no Brasil, da Liga dos Campeões da UEFA, em aliança com o canal Esporte Interativo, a partir da próxima temporada, da mesma forma que com alguns jogos da Copa Libertadores. Isso é algo que o Facebook já havia feito desde o ano passado nos Estados Unidos, formando uma aliança com a Fox Sports, além de já oferecer também a esse público as ligas MLS e MX, em colaboração com a Univision.
Além de transmitir videogames e esportes, o Facebook também atrai desenvolvedores
Em 2016, o Facebook lançou o Facebook Gameroom, de mãos dadas com a plataforma de desenvolvimento de videogames Unity, com quem Mark Zuckerberg também trabalha com sua proposta de realidade aumentada, Oculus Rift. Esta proposta foi feita com o objetivo de lançar uma plataforma que disponibilizaria aos seus mais de 2 bilhões de usuários videogames para fazer o download diretamente em seu computador, buscando permitir que os desenvolvedores tenham um novo site onde vender seus jogos, e os usuários um novo local onde adquirir jogos, fazendo concorrência direta ao Steam. Até o momento, o Facebook Gameroom está disponível em seu site oficial, e do lado dos desenvolvedores, esta ferramenta está disponível através de um SDK, para eles criarem seus jogos nativamente no Facebook. Esse pacote inclui a plataforma de Unity, e um conjunto de ferramentas para que os jogos criados com nessa plataforma, sejam desenvolvidos especificamente para o Facebook Gameroom.
Desde a criação do Facebook em fevereiro de 2004, Mark Zuckerberg chamou a atenção de todo o mundo ao atrair mais de dois bilhões de usuários para sua plataforma. Ao incluir interação social, mensagens, chamadas, jogos, fotos e vídeo, o Facebook tornou-se o ponto estratégico da publicidade atual, que já deu tantos benefícios econômicos ao seu criador e o tornou numa das pessoas mais influentes do mundo nesta década.
Fonte: Pixabay.com