Fãs querem ressuscitar jogo esquecido de Pokémon lá do Japão!
Pokémon conta com uma variedade de jogos, que é acessível pelos jogadores das mais variadas formas. Cartuchos e jogos originais da época, serviços de jogos clássicos da Nintendo e até a sempre polêmica emulação são as formas as quais Pokémon Red & Blue, Arceus, Sun & Moon ou Scarlet & Violet são alguns destes games que agradam vários fãs.
Mas nem Pokémon, com seus muitos games, está por fora das questões envolvendo “Lost Medias”. No caso, um game que foi lançado apenas no Japão, e que nem hoje está disponível lá, por meios oficiais.
O jogo é o Pokémon Garden, que foi lançado em 2006, apenas no Japão, via Yahoo Kids Japan. O portal infantil do Yahoo está disponível até hoje, e traz conteúdo educativo e jogos variados para crianças em idade escolar. Já Pokémon Garden, que atualmente está fora do serviço original, era um game que buscava agradar jogadores mais pequenos, que queriam começar suas aventuras Pokémon.
Era um jogo online, e por isso não está mais acessível, pois foi encerrado no passado. Entretanto, um grupo de fãs não só resolveram trazer o jogo de volta, como também querem localizar o jogo para o inglês também.
Pokemon Garden was an official Gen 3, Japanese-only game that's been completely lost to time. But a team of preservationists are trying to bring it back to life.
— Dr. Lava (@DrLavaYT) June 3, 2023
Find out how, see some gameplay, and check out Garden's voice acting in this new video: https://t.co/HWjCg4j1pY pic.twitter.com/Zl3rLI19Lo
Este vídeo mostra um pouco mais sobre o game e o trabalho dos fãs:
O game foi escrito em Flash, um formato bem comum para conteúdos desta natureza em 2006. Por isso, os envolvidos com o resgate do game precisarão rastrear os arquivos originais do game, buscando por computadores de mais de 15 anos atrás, que possuam o game no cache do navegador. Outros meios de resgate da imagem também podem ser usados, o que envolverá um trabalho imenso de todos os envolvidos.
Para tal, a equipe colocou no ar um site, para que pessoas que possuem algum dado relevante sobre o game possa compartilhar o que tiver, para que o resgate de um jogo perdido seja, de fato, feito com sucesso.