Fight like a Girl: Artista ilustra personagens femininas para mostrar que as garotas também são boas de briga
Sabe aquela conversa de “luta igual mulher”? Pois a artista Kaol Porfírio preparou algumas imagens mostrando que lutar como mulher pode ser algo muito bom, usando personagens preferidas para ilustrar a ideia.
Sempre ouvimos que “brigar como uma mulher” significa inferioridade ou fragilidade. E inconscientemente isso pode significar mais uma de várias coisas as quais a igualdade entre homens e mulheres não é uma realidade dos nossos dias e de como essa luta ainda tem muita estrada a percorrer.
Para mostrar o conceito de que garotas são boas de briga sim e contam com tanta capacidade quanto os homens de resolver seus desafios, a artista e desenvolvedora de jogos gaúcha Kaol Porfírio soltou em sua página imagens com o tema “Fight like a Girl“, onde a frase “você luta como uma mulher” tem como resposta um singelo “obrigado”.
As imagens ilustram personagens femininas conhecidas do universo pop em geral, como a Jill Valentine, ilustrada pelo próprio criador da série Shinji Mikami como exemplo de mulher forte sem ser apenas objetificada, Beatrix Kiddo, do clássico Kill Bill, Mulan, a “princesa Disney” que vai pro combate em sua história e a Faith, a saltadora de prédios de Mirror’s Edge.
As heroínas escolhidas contam sim com beleza própria e até com sensualidade, porém não são tratadas como “objeto sexual” e mostram seus valores através dos combates, assumindo a responsabilidade junto de seus companheiros para conquistar seus objetivos. Não que as outras heroínas não tenham estes valores, mas é que estas escolhidas conseguem ser populares sem precisar de seus corpos para tal (ás vezes mostrando apenas os pés, no caso de Faith).
Interessante também é que estas personagens representam a igualdade: elas não são nem auto-suficientes a ponto de serem arrogantes e “não precisarem de homem nenhum”, nem são as “princesas a serem resgatadas”: todas elas (com exceção óbvia a Beatrix, por motivos os quais quem assistiu aos filmes sabe bem) lutam e participam de suas aventuras em pé de igualdade com os homens, os ajudando e sendo ajudadas de acordo com a necessidade.
Confira algumas imagens da Kaol (tem mais imagens aqui) e tome consciência de que brigar como uma mulher é sim algo bom:
Esperamos que esta mensagem de igualdade, porém sem arrogância (tanto de homens quanto de mulheres) possa ser a mensagem que possa ser compartilhada no Dia Internacional da Mulher. Que os homens possam precisar das mulheres e que o oposto possa ser possível, mas com humildade, respeito e da mesma forma que Jill pode salvar Chris ou que Chris pode salvar Jill.
E só pra terminar…