Final Fight está ganhando um port para Mega Drive 33 anos após seu lançamento

6 de junho de 2022
Final Fight está ganhando um port para Mega Drive 33 anos após seu lançamento

Em 1989, chegava ao mundo um game que seria uma sequência do primeiro Street Fighter, mas acabou ganhando vida própria e se tornou uma nova série, apesar de compartilhar o mesmo mundo dos World Warriors. Final Fight chegaria aos fliperamas e se consagraria como um dos maiores beat ‘em ups de todos os tempos.

Como rezava a cartilha da época, games de sucesso nos arcades acabavam recebendo ports para consoles posteriormente, mesmo que tais versões fossem tecnicamente inferiores. E Final Fight recebeu um port para o Super Nintendo, que, mesmo com limitações, agradou e fez com que o console da Nintendo recebesse mais dois jogos do que viria a ser uma série.

Já o Mega Drive nunca recebeu um port, tendo que se contentar com a igual excelente série Streets of Rage. Na verdade, o console até recebeu um port, mas para Sega CD, que permitia, graças ao add-on, melhores trilhas sonoras e a possibilidade de se jogar com os três personagens, ao invés das limitações do concorrente. Mas o console de 16-bits da SEGA em si, jamais recebeu uma versão do game. Até 2022.

Recebemos um game homebrew bem interessante, enviado pelo Master Linkuei, aquele mesmo que trouxe um port que melhorou em tudo o primeiro Mortal Kombat de Mega Drive, além de ser também o responsável por fazer o port de Street Chaves para o console da SEGA. Trata-se do port de Final Fight para o 16-bits da SEGA, que tem o nome de Final Fight Ultimate.

Master Linkuei está no projeto, trabalhando com suporte técnico, que também conta com Edmo Caldas, que está atuando na parte sonora do game, além de Mauro Xavier, que está desenvolvendo o game e adaptando o visual do game para o Mega Drive. Um primeiro vídeo apresentando um pouco do projeto já está disponível:

No vídeo, podemos ver a introdução do jogo, ou seja, a cutscene que mostra Haggar sendo avisado que sua filha Jessica havia sido sequestrada, e resolve ir pessoalmente ao seu resgate, com ajuda de Cody e Guy. Também é possível ver a tela de opções, e a animação que acontece logo no início do game. Um detalhe importante é que a animação mostra Guy e Cody juntos com barras de energia próprias, o que indica que o game terá suporte a dois jogadores simultâneos, coisa que não acontece no Super NES.

É avisado que o game no vídeo está rodando em um emulador, que não consegue fazer o VSYNC perfeito, porém é garantido que o game está excepcional no console.

Nada além deste vídeo foi divulgado, então nada se sabe se há a intenção de finalizar e lançar o projeto para a comunidade. Mas, como todo projeto deste gênero, o port não-oficial de Final Fight pode seguir em produção até ser disponibilizado, em ROMs que podem ser reproduzidas em emuladores, consoles retrô ou mesmo no Mega Drive original, com cartuchos Everdrive, ou ainda solicitando a criação de um cartucho reprô.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais