Fita com primeiro registro de um show dos Beatles será restaurada no Reino Unido
Uma “lost media” bem interessante dos Beatles foi encontrada e será restaurada. Trata-se de uma fita de lá dos anos 60, que conta com a gravação do primeiro registro disponível de um show completo do quarteto, e que foi encontrada 60 anos após a sua gravação.
De acordo com a BBC, a fita tem uma hora de duração, e a gravação tem como responsável John Bloomfield, cujo registro foi feito no internato Stowe, em Buckinghamshire, no dia 4 de abril de 1963. John tinha 15 anos no dia do show, e falou da existência da fita para a jornalista Samira Ahmed, que foi até o local do show, para um especial dos 60 anos da apresentação.
“Foi um show único dos Beatles, feito para um público quase inteiro formado por homens. E, o mais importante, apesar de alguns gritos, a fita não teve o som diminuído pelas reações da plateia”, disse Ahmed sobre a gravação.
Please Please Me, o disco “do ano” na época da apresentação, compõe a maior parte da setlist dessa apresentação, além de contar com covers tocados pela banda.
Mark Lewisohn, um historiador dos Beatles foi um dos únicos a ouvir a gravação, falou sobre o significado do material: “A oportunidade que esta fita apresenta é fantástica porque as ouvimos apenas à beira do avanço para a fama mundial completa. E nesse ponto, todas as gravações do público ficam cobertas de gritos. Então, aqui está uma oportunidade de ouvi-los no Reino Unido, em um ambiente onde a fita realmente os captura adequadamente”.
Bloomfield, hoje com 75 anos, não demonstrou barreiras para ceder o material para restauração e armazenamento em local apropriado. Segundo a jornalista, John acredita que a fita não deveria terminar como “propriedade de um indivíduo”.
Tanto o historiador quanto a jornalista agora procuram pelo estúdio mais adequado para a restauração do áudio desta fita, que conta com um elemento extremamente importante da história dos Fab Four.