As fitas cassete continuam à venda, e tiveram um ótimo ano em 2017

7 de janeiro de 2018

As fitas cassete continuam à venda, e tiveram um ótimo ano em 2017

Se por um lado o consumo de música (e também de filme, games e muitas outras mídias) ficou mais digital do que físico nos últimos anos, através das plataformas de streaming, por outro, alguns formatos considerados obsoletos por muita gente ainda seguem vendendo e melhor, com boas vendas em 2017.

Um relatório da Nielsen Media Research apontou um dado bem curioso: as fitas cassete, aquelas mesmas que a gente pegava “emprestado” da mãe pra gravar em cima nossas músicas dos Mamonas Assassinas, tiveram um aumento de 35% de vendas em 2017, comparando com 2016. Este número significa um total de 174 mil unidades vendidas. Sim, é pouco, se considerarmos o volume de mercado, porém quando foi a última vez que você viu um toca-fitas ou um walkman por aí, hein?

Os causadores deste fenômeno tem nome e sobrenome: Guardiões da Galáxia e Stranger Things, que lançaram suas trilhas sonoras em fita cassete, aproveitando seus universos que ficam nos anos 70 e 80, em uma época em que tais fitas eram comuns. Lembrando também que ambas as trilhas sonoras oferecem um número considerável de hits destas décadas. Também foi explorado o fator nostalgia, que faz com que pessoas prefiram ouvir músicas antigas em seu formato original, de maneira semelhante ao que tem ocorrido com os videogames nos últimos anos.

Outros cassetes que figuram a lista são o álbum The Eminem Show, do Eminem, o Nevermind do Nirvana, e o Yeezus, de Kanye West. Porém, quem lidera este universo de mídias analógicas ainda é o vinil, que vendeu 14,3 de unidades em 2017.

Via (The Verge)

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais