Fizeram “um port” dos games Pokémon de Game Boy para o Super Nintendo
Sabemos muito bem que os jogos Pokémon iniciaram seus legados nos dias de auge do Game Boy, enquanto o Super Nintendo, o console de mesa contemporâneo, jamais teve um jogo oficial dos “monstros de bolso”. Apenas o Nintendo 64 receberia, anos depois, jogos da franquia.
Ainda assim, dava pra jogar Pokémon em um Super Nintendo, através do Super Game Boy, o famoso cartucho-adaptador, que permitia que os clássicos do portátil da Nintendo pudessem ser jogados na televisão, com o seu 16-bits.
No entanto, o modder Below Average Gaming decidiu corrigir essa falha por conta própria, “portando” Pokémon Blue, Red, Yellow, Gold e Silver para o Super Nintendo. Sim, uma versão “nativa” e em cartucho dos primeiros jogos Pokémon, prontos para rodar no 16-bits da Nintendo.
Ele criou cinco cartuchos que sugerem uma realidade alternativa em que a Nintendo lançou oficialmente esses jogos para os fãs de consoles domésticos, com direito a cartuchos coloridos, que poderiam ser tranquilamente utilizados pela Nintendo na época, já que o console teve cartuchos coloridos, como o preto de Killer Instinct e o vermelho de Doom. Como os Pokémons tinham cores em seus títulos, seria natural que os cartuchos fossem amarelos, vermelhos, azuis, dourados (como os de Zelda) ou prateados.
Below Average Gaming utilizou o Super Game Boy de base, mas realizou modificações para criar esses cartuchos autônomos. Ou seja: o cartucho tem sim um Super Game Boy embutido, mas foi totalmente adaptado para ser entregue como um legítimo cartucho de Super Nintendo.
O mod exige que você retire o conector de cartucho do Super Game Boy, ajuste a velocidade do relógio (usando uma placa especial de modulação de relógio do Super Game Boy), faça soldagem em um cabo flexível e instale uma placa de ligação SGB para permitir a troca de Pokémon, como no Game Boy. Ele também teve que cortar o interior de uma carcaça de cartucho do SNES para que tudo coubesse e imprimir o próprio rótulo personalizado.
Aqui você consegue ver o processo de criação: