A Ford quer inserir a Realidade Virtual no test-drive de seus carros
A Ford anunciou que quer inserir a Realidade Virtual e hologramas como maneira de levar o test drive a seus potenciais consumidores, além de apresentar o carro e suas novidades. A ideia é levar para as pessoas as mesmas experiências de conhecer e dirigir um automóvel, mas da sua própria casa.
A ideia é fazer com que o potencial comprador possa conhecer um, ou todos os carros disponíveis, e usá-los em condições que interessam, como uma estrada para conferir o desempenho de um carro mais esportivo, ou em um horário de pico para conferir o desempenho de um carro urbano, tudo dentro de casa.
Os estudos neste sentido são motivados pelo novo perfil dos clientes de hoje, que já fazem compras online e podem ver, antes da compra, se roupas ou óculos ficam bem em si próprio, ou conferir se o carro cabe na sua garagem. O que também traz um problema, pois as muitas opções acabam confundindo e atrapalhando na hora de escolher. “Com a internet, os nossos estudos indicam que os consumidores encontram uma infinidade de opções que mudam a sua postura de fidelidade às marcas”, explica Sheryl Connely, gerente global de Futuro e Tendências da Ford
Isso explica uma nova era no consumo, em que consumidores dão prioridade para a experiência no lugar da compra em si, exemplificado pelo sucesso de feiras dos mais variados segmentos, que crescem a cada ano que passa. “Nós vislumbramos o dia em que o consumidor poderá escolher o modelo de seu interesse – desde a cor até o acabamento interno –, a hora e local para fazer a simulação. Então, esse cenário poderá ser recriado de maneira personalizada”, explica Jeffrey Nowak, chefe de Experiência Digital Global da Ford. “Realmente, não há limites para o nível de detalhes. As possibilidades são infinitas.”, completa.
Tudo isso já está sendo estudado e analisado com o know-how da Ford, que conta com Realidade Virtual constante em seu Estúdio de Design, que fica na cidade alemã de Colônia, e que já permite que seus designers possam experimentar o carro sem precisar do protótipo real, de maneira semelhante ao que aconteceu em Gran Turismo 6, em que montadoras e até marcas em geral, como a Nike ou a Jordan, “brincaram” de desenvolver protótipos virtuais, inserindo-os no simulador. Com isso, os designers podem melhorar o acabamento mais rápido, já que dispensam a construção de modelos específicos.
A velocidade da compra e decisão também pesa para que as empresas mudem sua maneira de pensar quanto as maneiras de se apresentar um produto. “As pessoas decidem em três minutos se gostam ou não de um produto e o mesmo acontece com os carros”, diz Amko Leenarts, líder das operações globais de design de interior da Ford. “No momento que você entra, você forma conexões com o cheiro, com o toque das superfícies ou o som da porta fechando. É muito gratificante para nós, como designers, ajudar a criar uma experiência perfeita para o cliente.”
A experiência de “jogar” para conhecer um produto já está sendo muito explorada. Jogamos, em março, Project CARS 2 em Realidade Virtual, e a experiência se mostrou muito interessante e imersiva. Em nossa visita ao Salão do Automóvel no ano passado, conferimos várias empresas usando recursos variados: pudemos ver um jogo de corrida apresentando a experiência de se dirigir um carro, testes de crash-test realizados com o Oculus Rift, além da própria Ford, que apresentou diversos mini-games, de Realidade Aumentada e 360 graus, para apresentar seus veículos, além de uma demo de Gran Turismo Sport (que já analisamos o seu closed beta) com o seu Mustang, que será vendido no Brasil em 2018.