Fórmula 1 – Em ritmo de festa, Verstappen dribla o caos no Catar e vence mais uma em 2024
Em “ritmo de festa”, Max Verstappen conquistou a vitória no Grande Prêmio do Catar deste domingo (1) em Lusail. A prova foi marcada por um ambiente caótico, com abandono de cinco pilotos e diversas relargadas. Verstappen conquistou a pole, mas foi penalizado e largou em segundo. Entretanto isso não significou muita coisa, pois ele tomou a liderança de volta logo na primeira curva e manteve-se na frente até o fim, somando sua 63º vitória na Fórmula 1 e a nona da temporada de 2024.
Charles Leclerc terminou em segundo após Lando Norris receber uma punição nos estágios finais, mantendo as esperanças da Ferrari para o campeonato de construtores, já que a diferença caiu. Oscar Piastri, da McLaren, completou o pódio, enquanto Norris caiu para a 10ª posição devido à penalidade.
Se Verstappen já é o campeão desta temporada, a disputa entre equipes ainda não está resolvida. A McLaren está com 680 pontos e depende de si para conquistar o primeiro mundial de construtores desde 1998. Mas a Ferrari, que aproveitou a punição de Norris, diminuiu a vantagem para apenas 21 pontos, e agora tem 619. Já a Red Bull, que viu Pérez abandonar a prova, não tem mais chances matemáticas de conquistar o título dos construtores, com os seus 581 pontos.
George Russell, mesmo sendo punido com cinco segundos por infringir as regras de safety car, conseguiu manter a quarta posição. Pierre Gasly, da Alpine, resistiu aos ataques de Carlos Sainz para terminar em quinto, ajudando a Alpine em sua reação no final da temporada, que abriu vantagem sobre a Haas na luta pela sexta posição no campeonato de construtores, com 59 contra 54 pontos.
Fernando Alonso, da Aston Martin, terminou em sétimo, voltando a pontuar, enquanto Guanyu Zhou garantiu os primeiros pontos para a Sauber em 2024, finalizando em oitavo e garantindo quatro pontos pro time. Que não significa nada, já que a Williams está em nono lugar com 17 pontos e um piloto da Sauber deve vencer a próxima prova, ou chegar em segundo, e torcer pra ninguém da Williams pontuar. Tarefa impossível, claro.
A corrida foi interrompida por múltiplos incidentes, incluindo abandonos de Franco Colapinto e Esteban Ocon na primeira volta, e de Lance Stroll após um acidente. No final da corrida, Sergio Perez e Nico Hulkenberg também não conseguiram completar a prova após rodarem em uma das relargadas.
A Fórmula 1 está pronta para a última etapa de 2024, com o GP de Abu Dhabi, que servirá para a definição da categoria.
Resultado do GP do Catar da Fórmula 1 2024
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
6) Carlos Sainz (Ferrari)
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
8) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
9) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
10) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
11) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
12) Lewis Hamilton (Mercedes)
13) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
14) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
Não Terminou) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
Não Terminou) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
Não Terminou) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
Não Terminou) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
Não Terminou) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
A Nuuvem está com uma Black Week com 3.000 jogos em promoção, aproveite!
Garanta o Fire TV Stick com Alexa por um preço especial na Amazon
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord