Fórmula 1 – Mesmo com as incertezas da chuva, Ferrari e Sainz mostram evolução no Japão
Max Verstappen quis mostrar no Japão, que seu abandono na Austrália foi apenas uma exceção. Com um ritmo forte, o piloto holandês registrou 1min30s056 em Suzuka, no primeiro treino livre japonês, sendo 0s181 mais rápido que seu companheiro de equipe na Red Bull, Sergio Pérez.
No entanto, a sessão serviu para mostrar mais do desempenho da Ferrari, especialmente com Carlos Sainz, que tem surpreendido nos últimos dias. O espanhol, que venceu na Austrália e colocou fim na sequência de vitórias de Verstappen, ficou em terceiro, apenas 0s2 atrás do rival e quase 0s3 mais rápido que seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, que terminou em sexto.
Entre a dupla da Ferrari, ficaram os Mercedes de George Russell, em quarto, e Lewis Hamilton, em quinto, marcando um início de fim de semana relativamente promissor para o restante das atividades. Fernando Alonso colocou a Aston Martin em sétimo, à frente de Oscar Piastri, o melhor da McLaren na sessão. Yuki Tsunoda e Lando Norris fecharam o top 10.
O segundo treino livre da Fórmula 1 no Japão, no entanto, durou apenas três minutos. Foi o tempo que Oscar Piastri precisou para ir à pista com pneus slicks no final, após uma trégua na chuva fina que caía sobre Suzuka, e registrar a volta mais rápida até então, superando Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo.
A chuva esperada para o dia chegou antes do TL2 e comprometeu bastante o cronograma das equipes, que optaram por guardar os compostos intermediários para o restante do fim de semana em vez de buscar ajustes específicos. Tsunoda liderou brevemente a tabela de tempos, seguido por Ricciardo. Porém, nos instantes finais, Piastri melhorou consideravelmente a marca de Tsunoda, fazendo sua volta em 1min39s105.
No entanto, o dia terminou com incertezas para a McLaren. Segundo Andrea Stella, chefe da equipe, o pouco movimento na pista deixa tudo em aberto para o restante do fim de semana, com a expectativa de que a classificação e a corrida tragam mais respostas sobre o desempenho do carro.
O GP do Japão segue nesta sexta-feira, com o treino livre 3 marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord