Fórmula 1 – Na China, tivemos um final de Sprint intenso e tudo “normal” na classificação
A chuva da primeira qualificação trouxe imprevisibilidade para a Fórmula 1, mas com o asfalto seco, a corrida sprint deste sábado (20) na China transformou-se em mais um “passeio” de Max Verstappen. O tricampeão, mesmo não largando na pole, com pneus usados e enfrentando problemas na bateria, dominou a corrida na segunda metade e desapareceu na frente, vencendo com mais de 10 segundos de vantagem sobre Lewis Hamilton, o segundo colocado.
Mas, apesar do passeio já esperado, tivemos uma disputa muito intensa, especialmente no grupo envolvendo Fernando Alonso, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Charles Leclerc, que disputou até o fim o terceiro lugar do pódio. Houve uma briga boa entre Alonso e Sainz, mas foi Pérez quem se beneficiou desse duelo espanhol, realizando uma bela ultrapassagem dupla. Enquanto defendia sua posição, Alonso teve um pneu furado e foi obrigado a abandonar a corrida.
A briga interna na Ferrari também foi acirrada, com Leclerc conquistando uma posição em cima de Sainz, gerando até discussões via rádio. Lando Norris, que largou mal e não durou nem dez metros na pole que havia conquistado, terminou apenas em sexto lugar, com Oscar Piastri e George Russell completando a zona de pontuação.
Qualificação: Tudo “normal” na Fórmula 1
Em seguida, a China viu a qualificação para a corrida de domingo, e ela veio com uma marca histórica, apesar de ser “o esperado”. A pole position de Verstappen, comum na Fórmula 1 atual, simbolizou a primeira pole do tricampeão em solo chinês. Com uma volta de 1min33s660, ele garantiu a primeira pole da carreira em um circuito que esteve ausente da F1 nos últimos quatro anos. Esta também foi a pole 100 da Red Bull.
Mas a classificação teve sim suas histórias interessantes. O momento mais difícil foi vivido por Lewis Hamilton, que apesar de ter feito uma boa sprint, sofreu na qualificação e foi eliminado logo na Q1, coisa que não acontecia desde 2022. Enquanto isso, Sainz, que segue “on fire” em 2024, fez bonito de novo. Desta vez, ele bate no Q2, mas voltou a tempo de se colocar entre os 10 primeiros.
Também vale destacar Valtteri Bottas, levando a Stake-Sauber ao Q3, com o piloto da casa Guanyu Zhou caindo no Q1 diante de sua torcida. A Alpine, aos poucos, descolou do fundo do pelotão, e conseguiu uma pequena evolução, colocando seus dois carros na segunda parte da classificação. As McLaren seguem em bom ritmo, com Norris em quarto e Piastri em quinto, na frente das Ferraris.
A largada do GP da China acontece nas 4 horas da manhã neste domingo, com expectativas, no mínimo, de boas. disputas para o terceiro lugar, já que a Red Bull já se achou em Xangai, e tudo indica que sua dupla irá sumir na frente.
Grid de largada do GP da China:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’33.660
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’33.982
3) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’34.148
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’34.165
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’34.273
6) Charles Leclerc (Ferrari), 1’34.289
7) Carlos Sainz (Ferrari), 1’34.297
8) George Russell (Mercedes), 1’34.433
9) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’34.604
10) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), 1’34.665
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’34.838
12) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT), 1’34.934
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’35.223
14) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’35.241
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’35.463
16) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), 1’35.505
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’35.516
18) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’35.573
19) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), 1’35.746
20) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’36.358
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