Fórmula 1 – Oscar Piastri vence pela primeira vez na Hungria, e é o sétimo vencedor da temporada
A McLaren segue mostrando evolução, e completou o domínio do GP da Hungria deste domingo (21), com Oscar Piastri vencendo desta vez, mas com uma situação um tanto menos emocionante e “amareloado” do que o esperado. O australiano tinha o controle da corrida nas mãos quando tomou um undercut, só que a manobra foi tão descarada que Lando Norris, que pegou a liderança, devolveu o posto a duas voltas do fim, após discussões intermináveis pelo rádio.
Independente disso, a McLaren venceu com autoridade depois de também conquistar a primeira fila no grid. Só que ao contrário do que se esperava, foi Piastri quem partiu com muito mais força, indo direto para o primeiro lugar, enquanto Norris viu Max Verstappen assumir o segundo posto, porém o tricampeão devolveu a posição por ter passado pelo lado de fora da pista.
Dali em diante, Piastri teve a corrida praticamente nas mãos, mantendo sempre a diferença ente 3s e 5s para o companheiro de equipe. Só que uma escapada de Piastri antes da última parada fez a distância entre ambos cair para menos de 2s. Ainda assim, Lando não conseguia se aproximar para brigar pela vitória na pista.
Foi quando, bem direta, a McLaren deu a ordem para o seu piloto 4 fazer a segunda parada na volta 46, enquanto Piastri entrou somente dois giros depois. Com pneus melhores e com duas voltas de “vantagem”, a ultrapassagem foi natural quando o australiano entrou no pit. Um undercut perfeito, se não fosse entre os pilotos da mesma equipe, que rendeu um bom bate-boca por rádio em seguida.
O que se viu depois foi uma McLaren vivendo um gerenciamento de time no melhor estilo Michael Scott, lidando com a condição de pista de Norris, mas com Piastri reclamando e perguntando quando o time iria mandar Norris devolver a posição. Perto do fim, o time chegou a pedir para Lando deixar Oscar chegar sob argumento de estar “protegendo-o”, só que o veterano rebateu e disse que não havia pedido para vencer. No fim, a duas voltas, Norris freou e deixou o companheiro passar.
“McLaren The Office” à parte, o GP da Hungria de 2024 também reviveu 2021 com a briga entre Lewis Hamilton e Verstappen. Enlouquecido sem conseguir passar o heptacampeão, muito combativo nas manobras de defesa, Max chegou a acertar o W15 do britânico em uma tentativa um tanto mais severa de ultrapassagem e quase abandonou, mas cruzou a linha de chegada em quinto, atrás ainda de Leclerc. Carlos Sainz, Sergio Pérez, George Russell, Yuki Tsunoda e Lance Stroll fecharam o top-10.
Apesar de estar sem vencer há três corridas, Verstappen tem uma boa gordura na temporada e segue líder tranquilamente, com 265 pontos. Norris segue em uma ótima temporada e é segundo, com 189 pontos. A dupla da Ferrari não tem brilhado nas últimas provas, mas seguem consistentes, com Leclerc em terceiro com 162 pontos e Sainz com 154, em quarto. A vitória de Piastri o coloca em quinto, com 149 pontos, à frente de Hamilton, que tem 125.
Piastri venceu pela primeira vez na carreira (havia vencido uma Sprint, mas ela não conta nos registros de vitórias), e se tornou o sétimo vencedor diferente na Fórmula 1 em 2024. Verstappen, Sainz, Norris, Leclerc, Russell e Hamilton também subiram ao lugar mais alto do pódio neste ano.
Resultado do GP da Hungria de F1
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Carlos Sainz (Ferrari)
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
8) George Russell (Mercedes)
9) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
13) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
14) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
15) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
18) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
19) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
DNF) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
A Fórmula 1 volta de 26 a 28 de julho, em Spa-Francorchamps, para a disputa do GP da Bélgica.