Fórmula 1 vive dia de “até que enfim” em Singapura, com Sainz quebrando a hegemonia de Verstappen
O recorde de vitórias seguidas de Max Verstappen durou dez corridas. A décima primeira, que ampliaria seu recorde de maior vencedor seguido da categoria, não veio em Singapura, já que na corrida de hoje, foi Carlos Sainz, de Ferrari, quem venceu a prova, acabando com a hegemonia do piloto holandês e da equipe do touro.
Mas para Max, esta foi a única derrota do dia, já que finalizando em quinto, ele segue muito tranquilo rumo ao seu tri campeonato mundial. Sainz, ainda, está muito longe de ser um desafiante direto ao título. Então, a Red Bull foi embora de Marina Bay apenas lamentando o fim da sua fila de vitórias.
Após um desempenho desastroso na classificação no sábado, os carros da Red Bull nunca estiveram entre os melhores na pista durante a corrida. O que fez, desta vez, que o protagonismo da prova fosse entre Ferrari e a Mercedes que se destacaram na pista de rua. E quem se deu melhor foi Carlos Sainz.
Sainz largou na pole-position e, como era esperado, não conseguiu abrir uma grande vantagem. O grid estava muito próximo, com os carros competindo de perto. No entanto, Sainz manteve a calma, gerenciou bem seus pneus e, mesmo quando parecia ameaçado, o ataque de George Russell não se concretizou.
Russell estava em segundo lugar durante grande parte da corrida até que, devido à entrada do safety-car virtual, ele fez uma parada nos boxes para colocar pneus médios novos e tentar um ataque no final. Novamente, como quando estava em segundo, parecia que ele tinha uma chance real de vencer. Ele ultrapassou Charles Leclerc e se aproximou rapidamente de Lando Norris. No entanto, na última volta, ele cometeu um erro em uma das curvas do traçado e passou direto, batendo na barreira de proteção e abandonando a corrida.
Portanto, Norris ficou em segundo lugar, seguido por Lewis Hamilton completando o pódio. Leclerc terminou em quarto, seguido por Max Verstappen, que lutou para recuperar posições com um carro que surpreendentemente não estava em sua melhor forma. Pierre Gasly, Oscar Piastri, Sergio Pérez, Liam Lawson e Kevin Magnussen também pontuaram. Hamilton ainda conquistou o ponto extra pela volta mais rápida.
A corrida teve alguns momentos de interrupção, incluindo um safety-car quando Logan Sargeant perdeu o controle de seu carro e bateu no muro. Embora Sargeant tenha conseguido levar o carro de volta aos boxes, os destroços na pista levaram à intervenção do safety-car. Mais tarde, houve um safety-car virtual devido à quebra de câmbio de Esteban Ocon, que havia feito uma boa corrida até então.
Antes da corrida, a Aston Martin anunciou que Lance Stroll não participaria devido a dores resultantes de um acidente no sábado. A Alfa Romeo aproveitou a situação para forçar uma punição a Guanyu Zhou, fazendo-o largar dos boxes após trocar o motor.
A Fórmula 1 prossegue com a temporada de 2023 na próxima semana, com o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka.