Fórmula 1 – Williams se cansa dos acidentes de Sargeant, e o troca por Franco Colapinto pelo resto de 2024
A equipe Williams anunciou que o argentino Franco Colapinto, que estava na Fórmula 2, substituirá Logan Sargeant pelo restante da temporada 2024 da Fórmula 1. A decisão veio após uma avaliação de desempenho, com a gota d’água sendo mais um acidente de Sargeant durante os treinos para o Grande Prêmio da Holanda.
Conhecido na Fórmula 1 por seus acidentes, Sargeant foi anunciado como piloto da Williams em novembro de 2022, para correr em 2023. Ele foi o primeiro piloto dos EUA a correr na Fórmula 1 desde Scott Speed, que correu em 2007. E por todos estes meses, marcou apenas um ponto, com um décimo lugar no GP dos Estados Unidos de 2023, quando se tornou o primeiro piloto do país a marcar pontos desde Michael Andretti, em sua tenebrosa passagem pela McLaren em 1993.
Com Sargeant zerado nesta temporada, o último acidente, que danificou um pacote de atualizações recentes, esgotou a paciência do chefe da equipe, James Vowles. Durante o fim de semana em Zandvoort, Vowles discutiu com outros chefes de equipe sobre possíveis substitutos, incluindo Mick Schumacher e Liam Lawson, reservas de Mercedes e Red Bull, respectivamente.
No entanto, a escolha foi Colapinto, um jovem promissor da Academia de Pilotos da Williams. Sobre a decisão, Vowles comentou: “Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos levemente, mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada. Temos investido em nossos jovens pilotos e Franco tem uma oportunidade fantástica para mostrar seu potencial nas últimas nove etapas.”
Vowles também reconheceu o esforço de Sargeant, afirmando que a equipe continuará a apoiá-lo em sua carreira. Colapinto, por sua vez, mostrou entusiasmo: “É uma honra estrear na F1 com a Williams. A equipe tem uma história incrível e uma missão de voltar ao topo, na qual quero participar. Entrar na F1 no meio da temporada será um grande desafio, mas estou pronto para isso.”
Colapinto, que já teve experiência com carros de F1, incluindo um teste pós-temporada em Abu Dhabi e uma participação no GP da Grã-Bretanha, vem de uma trajetória sólida na F2, onde conquistou vitórias e pódios, apesar de uma recente queda de desempenho que o afastou da luta pelo campeonato. Ele atualmente ocupa a sexta posição no campeonato de F2. Ele será o primeiro argentino em 25 anos no grid, após Gaston Mazzacane, que largou no GP de San Marino de 2001, pela Prost.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord