Fórmula E – Jake Dennis é campeão em Londres, em fim de semana de rodada dupla
A Fórmula E já conhece o seu campeão mundial de 2023. Jake Dennis, que venceu a primeira corrida da temporada no México e sobreviveu ao “caos italiano”, vencendo também em Roma, conseguiu um segundo lugar na primeira corrida de Londres, suficiente para garantir o título mundial com uma corrida de antecipação.
Mitch Evans venceu a primeira corrida londrina, com Dennis em segundo e Sebastian Buemi em terceiro. Sérgio Sette Câmara chegou em quinto, mas foi desclassificado horas depois, e Lucas Di Grassi também pontuou, terminado em sétimo mas herdando o sexto lugar do compatriota. A corrida contou com duas bandeiras vermelhas, sendo a segunda delas causada após um engavetamento com praticamente todos os carros da prova, com exceção dos três primeiros.
A prova retornou com apenas duas voltas para terminar, com Dennis guiando com o máximo de cuidado possível para garantir o seu segundo lugar, que lhe rendeu o título mundial.
A segunda prova, do domingo, foi mais tranquila. Tanto pelos ânimos mais tranquilos por causa da definição do campeonato, quanto pela chuva, que atrasou em mais de uma hora o início da prova, e que rendeu uma prova com a parte do circuito que não é coberta cheia d’água, que fez com que os pilotos, muitos deles deslizando pela pista, corressem com mais prudência.
Mas ainda havia um título em disputa, que era os dos construtores e ficou com a Envision, graças a vitória de Nick Cassidy na corrida 2. O piloto correu com tranquilidade, sem sofrer grandes ameaças. A prova, bem diferente do caos de sábado, ocorreu sem maiores problemas, sem abandonos ou grandes acidentes.
Mitch Evans chegou para a briga que valia o vice-campeonato perto do fim, que foi apimentada pela adição de quatro voltas a mais. O regulamento da Fórmula E permite que voltas sejam adicionadas na prova, para compensar paradas e bandeiras amarelas. Como a prova se iniciou em bandeira amarela por causa da chuva, acharam por bem adicionar estas quatro voltas no final.
Mesmo assim, no final das 38 voltas (as 34 da prova mais as 4 voltas adicionadas), Evans não chegou tão perto a ponto de iniciar uma briga pela vitória e teve de se contentar com o segundo lugar. Jake Dennis, já campeão do mundo, subiu no pódio de novo em Londres, mas agora em terceiro lugar. Tal resultado garantiu não só o título de construtores para a Einvision, como também o vice-campeonato para Nick Cassidy.
A Fórmula E retorna em 2024, para a sua Temporada 10. No calendário, teremos a estreia do ePrix de Tóquio, no Japão, e a segunda prova no Brasil, que seguirá em março, assim como na prova deste ano, e será realizada novamente no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Aproveite e confira as ofertas em games da Amazon.