Formula E – Mitch Evans vai de último para primeiro em mais uma corrida quente no Brasil
O Campeonato Mundial da Fórmula E começou nesta temporada em em São Paulo, com Mitch Evans vencendo mais uma vez no Brasil, mas desta vez conquistando uma vitória histórica ao partir do último lugar na fila.
Mitch Evans, da Jaguar, entrou para a história como o primeiro piloto a vencer uma corrida de Fórmula E saindo da 22ª posição, bem na estreia do carro GEN3 Evo. A corrida foi marcada por 111 ultrapassagens, cinco líderes e duas bandeiras vermelhas, garantindo uma das maiores corridas da história da Fórmula E.
A corrida foi cheia de ação, com a presença do Safety Car e duas interrupções com bandeira vermelha, uma delas após um acidente impressionante envolvendo o atual campeão Pascal Wehrlein, cujo carro da Porsche capotou após bater na parede. Mas apesar da pancada, felizmente, Wehrlein saiu ileso. A introdução de um ATTACK MODE mais potente, agora com um impulso de tração nas quatro rodas, adicionou um novo nível de estratégia, permitindo a Evans avançar pelo pelotão nas voltas finais.
Oliver Rowland, da Nissan Formula E Team, teve um desempenho muito forte, mas foi penalizado com uma passagem pelos boxes ao final, perdendo uma possível vitória. A equipe NEOM McLaren aproveitou a confusão, com Taylor Barnard e Sam Bird avançando da 17ª e 16ª posição para terminar em terceiro e quarto, respectivamente. Barnard, com 20 anos e 189 dias, tornou-se o mais jovem a subir ao pódio na Fórmula E, superando o recorde de Daniel Abt de 2015.
Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, terminou em quinto, seguido por Norman Nato (Nissan Formula E Team) e Nyck de Vries (também Mahindra Racing) em sexto e sétimo. Sebastien Buemi (Envision Racing), Dan Ticktum (CUPRA KIRO) e Jean-Éric Vergne (DS PENSKE) completaram os dez primeiros. Rowland, após liderar boa parte da corrida, terminou em 14º devido à penalidade.
Com essa performance impressionante, Evans estreou já na liderança dos pilotos, enquanto a NEOM McLaren está no topo do ranking de equipes.
No fim da corrida, Mitch Evans comentou sobre seu desempenho:
“Honestamente, estou tentando processar tudo isso! Não esperava isso depois da desqualificação na qualificação, sem conseguir completar nenhuma volta e começando do último lugar. Esperava apenas alguns pontos para começar a temporada, mas me vi 18 posições à frente logo na primeira volta e rapidamente entrei na disputa. Meu foco mudou para conseguir mais pontos, talvez um pódio, mas também tive sorte com alguns acidentes. Claro, foi ótimo ver Pascal [Wehrlein] sair ileso do acidente. Tive que contar um pouco com a sorte – foi uma corrida louca, muito difícil de gerenciar a estratégia e saber o que fazer em cada momento. Todo o crédito vai para a Jaguar – essa foi especial.”
António Félix da Costa também falou:
“Tivemos um começo difícil nos últimos dois anos, então foi uma maneira complicada de começar. Mas tínhamos um carro forte, um pacote robusto, os testes foram bons, fomos confiáveis, e estou feliz por terminar com um pódio. Estava perto de Mitch para a vitória, mas parabéns a ele por vir do último lugar. Isso é um feito, independentemente de como foi feito. Por fim, estou feliz por Pascal [Wehrlein] estar bem. É um lembrete de que o que fazemos é perigoso e precisamos desse respeito entre todos. Sei que Nick [Cassidy] é um cara justo, mas é um alerta para todos nós.”
A Fórmula E segue para a Cidade do México para a segunda etapa da Temporada 11, em 11 de janeiro de 2025.