Fórmula E: Nick Cassidy vence em Mônaco e assume a liderança da temporada

6 de maio de 2023
Fórmula E: Nick Cassidy vence em Mônaco e assume a liderança da temporada

O E-Prix de Mônaco trouxe, além de uma boa corrida para a Fórmula E, mudanças na tabela do campeonato. Em uma corrida que, bem diferente da Fórmula 1, contou com boas brigas e ultrapassagens, inclusive na liderança. Nick Cassidy, que tem feito uma ótima temporada, incluindo um segundo lugar em São Paulo e uma vitória nas duas corridas de Berlim, venceu mais uma nas ruas do principado e assume a primeira colocação na tabela.

O neozelandês da Envision foi acompanhado de Mitch Evans, piloto da Jaguar que também está acostumado com pódios em 2023, e Jake Dennis, que levou sua Andretti para o terceiro lugar mais o ponto extra da volta mais rápida.

Apesar de ter sido uma corrida bem movimentada, com 116 ultrapassagens, a prova terminou em bandeira amarela, já que o safety-car que entrou no final da prova não garantiu prorrogação, já que o toque entre Nico Müller e Sam Bird aconteceu com 80% a mais da prova, o que não permite a entrega das voltas adicionais.

Cassidy, o vencedor da prova, largou em oitavo, mostrando desde o começo que havia começado muito bem, enquanto o líder da temporada até então, Pascal Wehrlein, se manteve em uma fase de vacas magras, saindo de décimo quarto e terminando em um modesto décimo primeiro lugar.

Evans até tentou beliscar a vitória, ultrapassando Evans durante a prova, mas o piloto da Envision voltou para a ponta e não largou mais, especialmente após a batida de Nico Müller na penúltima volta. Com o safety-car na pista e o fato de que voltas de prorrogação não poderiam existir, o piloto foi tranquilo para dar as voltas finais sabendo que seria o vencedor.

Outro destaque para a corrida de Mônaco foi a proximidade entre os pilotos, com o curioso fato de que, no meio da prova, os dez primeiros colocados estavam separados por apenas três segundos.

Os brasileiros da prova tiveram desempenhos diferentes entre si, mas não pontuaram. Lucas Di Grassi fez boa prova de recuperação, saindo de vigésimo para a 13ª colocação com a sua Mahindra, enquanto Sérgio Sette Câmara saiu de oitavo em sua NIO 333, mas terminou a prova na 15ª posição.

Com a escalada de Cassidy, o piloto neozelandês assume a ponta da competição, com 121 pontos. O piloto aproveitou muito bem as três últimas provas, somando 60 pontos nelas, ou seja, a metade da pontuação necessária para assumir a liderança da Fórmula E. Atrás dele vem Pascal Wehrlein, que apesar de não pontuar em Mônaco, construiu uma boa soma de pontos no início da temporada, e com suas duas vitórias, soma 100 pontos.

Também sonhando com título temos Jake Dennis, vencedor da primeira prova do ano, e que vem fazendo uma temporada consistente, somando 96 pontos. Assim como Mitch Evans, que também venceu duas corridas, mas tem um pouco mais de altos e baixos em relação a seus concorrentes pelo título, somando 94 pontos e ficando na quarta colocação. Lucas di Grassi é o décimo quinto, com 18 pontos e Sérgio Sette Câmara é o décimo oitavo, com dez pontos.

A Fórmula E terá mais um mês de espera, até retornar nos dias 3 e 4 de junho, com nova rodada dupla, desta vez em Jacarta, na Indonésia.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais