Formula E: O Brasil é palco de ótimas corridas, e o E-Prix de São Paulo foi mais uma delas

25 de março de 2023
Formula E: O Brasil é palco de ótimas corridas, e o E-Prix de São Paulo foi mais uma delas
STREETS OF SAO PAULO, BRAZIL – MARCH 25: Mitch Evans, Jaguar TCS Racing , 1st position during the Sao Paulo ePrix at Streets of Sao Paulo on Saturday March 25, 2023, Brazil. (Photo by LAT Images)

O fã de velocidade sabe que as corridas brasileiras são sempre muito agitadas e com boas histórias para contar. E a estreia da Formula E no nosso país não foi diferente. Estivemos presentes no circuito paulistano, e desde ontem já imaginávamos que o traçado traria uma boa corrida. E foi o que aconteceu.

Os presentes no Sambódromo do Anhembi, local da prova, viram Mitch Evans, da Jaguar, vencer uma prova eletrizante, e trazer com ele Nick Cassidy, da Envision e Sam Bird, seu colega de time, quase que juntos. Os três cruzaram a linha de chegada com meio segundo de diferença entre ambos, fazendo a alegria dos 23 mil fãs que foram ver um desfile diferente no espaço onde é realizado o carnaval paulistano.

A corrida, que contou com o impressionante número de 114 ultrapassagens, foi bem movimentada. A liderança foi trocada várias vezes, com Evans passando seu compatriota Cassidy, que estava fazendo uma corrida espetacular, a poucas voltas do fim. Bird, por sua vez, fez uma corrida mais discreta, entretanto passou a acreditar mais no final, fazendo com que os três carros cruzassem quase que juntos a linha de chegada. Sam Bird batalhou tanto, que foi contemplado com a volta mais rápida:

A corrida, com 31 voltas previstas, teve mais quatro voltas adicionadas, para compensar as quatro voltas com safety-car na pista. Como consequência, a energia dos carros também foi motivo de atenção por parte dos pilotos, com o calor no circuito, de cerca de 32 graus, “ajudando” ainda mais na descarga da bateria. Os carros cruzaram a linha de chegada praticamente sem nenhuma bateria.

A prova também teve como líderes o português Antonio Felix da Costa da Porsche, mas que errou no final da prova e chegou em quarto, e Stoffel Vandoorne, de Penske, havia feito a pole, mas acabou terminando em sexto, ainda vendo Éric Vergne, seu companheiro, chegar em quinto.

Pascal Wehrlein, o líder do campeonato, não teve um grande final de semana no Brasil. Entretanto, fez o que um líder de campeonato faz quando as coisas não estão boas: se recupera e pontua, conseguindo uma sétima e importante colocação. A dupla da McLaren, Jake Hughes e René Rast, chegou em oitavo e nono, enquanto Sébastien Buemi, da Envision, chegou em décimo.

Formula E: O Brasil é palco de ótimas corridas, e o E-Prix de São Paulo foi mais uma delas
A chegada com os três primeiros separados por meio segundo

Os brasileiros ficaram um pouco mais pra trás na prova. Lucas Di Grassi, de Mahindra, chegou em décimo terceiro, também se recuperando após largar em último. Enquanto Sergio Sette Câmara, da NIO, terminou em décimo sétimo lugar.

A recuperação de Wehrlein manteve-o na liderança do mundial, com 86 pontos, contra 62 pontos de Jack Dennis, que não pontuou por não terminar a prova. Cassidy, com o seu segundo lugar, sobe para o terceiro lugar da tabela. Entre os construtores, a Porsche continua liderando, com 144 pontos, com a Envision ficando em segundo, com 103 pontos e a Jaguar, com o ótimo resultado do dia, saltando para terceiro, com 83 pontos.

A Formula E vai retornar em abril, em sua sétima corrida, sendo ela uma rodada dupla em Berlim, na Alemanha. O circuito alemão também será adaptado, montado no Aeroporto de Tempelhof, com corridas acontecendo nos dias 22 e 23 de abril.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais