Formula E – Pascal Wehlrein consegue domar a dupla da Jaguar e é campeão da Temporada 10

22 de julho de 2024
Formula E - Pascal Wehlrein consegue domar a dupla da Jaguar e é campeão da Temporada 10

Em uma final emocionante da temporada 2023/24 da Fórmula E, Pascal Wehrlein, da Porsche, saiu vitorioso na disputa pelo título de campeão mundial de pilotos, superando a competição acirrada de Mitch Evans e Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing. A corrida dramática ocorreu no London E-Prix, com a vitória de Wehrlein fechando muito bem a Temporada 10.

A corrida final da temporada contou com três pretendentes ao título – Wehrlein, Evans e Cassidy – entrando na última rodada separados por apenas sete pontos. Isso criou o cenário para uma das corridas mais emocionantes da história da Fórmula E, marcando um final espetacular para a era GEN3 e para a Temporada 10.

Nick Cassidy demonstrou uma grande resiliência, recuperando-se de uma performance decepcionante em Portland e de uma sessão de qualificação desafiadora em Londres. Iniciando em 15º na primeira corrida, ele conseguiu terminar em sétimo, antes de conquistar a pole position para a segunda corrida no domingo de manhã. Cassidy liderou a corrida enquanto seu companheiro de equipe Evans ultrapassou Maximillian Günther da Maserati para a segunda posição na primeira curva.

Um período de Safety Car inicial permitiu que Wehrlein ultrapassasse Günther, colocando todos os três pretendentes ao título nas primeiras três posições até a sexta volta. A Jaguar parecia estar pronta para dominar, com seus pilotos lutando pelo campeonato. No entanto, tensões internas surgiram durante as ativações do ATTACK MODE de Cassidy, com Evans e Cassidy disputando posições e Wehrlein aproveitando a discórdia entre eles.

Oliver Rowland, que iniciou a corrida em nono lugar, subiu para a quarta posição até a 29ª volta e ultrapassou Cassidy para a terceira posição, causando uma colisão com Günther que terminou a corrida de Cassidy com um pneu furado. Isso deixou a disputa pelo campeonato apenas entre Wehrlein e Evans, quando o Safety Car reapareceu.

Com menos de oito voltas para o final, tanto Evans quanto Wehrlein ainda precisavam ativar seus últimos usos do ATTACK MODE. Uma tentativa inválida durante o período de cautela deu a Rowland a liderança, mas uma violação da regra do Safety Car o obrigou a devolver a liderança a Evans. A nova tentativa de Evans de ativar seu boost falhou, devolvendo a liderança a Rowland.

Na 34ª volta, Evans conseguiu ativar seu boost com sucesso, mas a estratégica ativação do ATTACK MODE de Wehrlein permitiu que ele ultrapassasse, deixando-o com uma corrida tranquila até o final e garantindo seu título inaugural de campeão mundial. Evans terminou como vice-campeão, enquanto Cassidy ficou em terceiro lugar na classificação geral. Apesar do revés no campeonato de pilotos, a Jaguar celebrou seu primeiro título de topo no motorsport desde 1991 ao conquistar o título de equipes.

Em uma dupla vitória para a Jaguar TCS Racing, a equipe britânica também conquistou a primeira Taça de Construtores, superando a equipe Porsche por apenas quatro pontos em uma temporada altamente competitiva.

Pascal Wehrlein, o campeão de 2023/2024 da Formula E celebrou sua vitória:

“Eu não sei por onde começar. A corrida foi difícil. Obviamente, eu sabia que precisava atacar e precisava ficar na frente dos pilotos da Jaguar. Acho que Mitch defendeu bastante, mas eu ainda tentei ultrapassar e passar. Não sei o que aconteceu no final, se foi devido ao carro de segurança que ficou muito perto do modo de ataque ou porque ele perdeu. Mas, independentemente disso, acho que o que fizemos este fim de semana, especialmente, sabíamos que ontem e hoje eram os dias e precisávamos nos concentrar muito, ficar super focados e superar, provavelmente, o que o carro podia fazer e que pudemos fazer aqui em Londres, porque este nunca foi um circuito bom para nosso carro. Acho que fizemos isso. Acho que mostramos um ritmo muito bom. Estou muito feliz por mim, mas ainda mais pela equipe.”

A Formula E retorna em dezembro, com o Brasil sendo o lar da primeira corrida da décima primeira temporada. O Sambódromo do Anhembi receberá a primeira prova da temporada 2024/25 da categoria.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais