O futuro chegou: um arcade controlado com movimentos dos olhos

2 de fevereiro de 2012

O futuro chegou: um arcade controlado com movimentos dos olhos

Lembra daqueles jogos controlados com xixi instalados em mictórios que te mostramos no ano passado? Pois acabam de inventar algo ainda mais avançado: um jogo que você controla apenas com movimentos dos seus olhos! É, meu caro, o futuro está aí, mais preguiçoso do que nunca!

Criado pela empresa Tobii Technology, o jogo – criativamente intitulado EyeAsteroids – é uma releitura do clássicos Asteroids, mas que aproveita a tecnologia eye-tracking, que capta os movimentos dos seus olhos, transformando-os em comandos.

No caso deste game, o seu personagem – que é a Terra – é estático, o que deixa os direcionais de lado e joga o ato de mirar e atirar todo para os movimentos dos olhos.

Confira abaixo um vídeo que mostra um pouco do funcionamento do arcade EyeAsteroids. Obviamente, pessoas criativas já estavam tentando trollar a máquina, utilizando capacetes e fazendo outras bizarrices, olha só:

Bacana, né? O princípio desta tecnologia é relativamente simples: no gabinete, há um canhão de raios infravermelhos (invisíveis, claro) que dispara feixes nos olhos do jogador. A captação de movimento ocorre graças ao reflexo do raio nas córneas. Mais ou menos como os famigerados olhos vermelhos que ainda ocorrem em fotografias.

Até o momento, a Tobii Technology montou 5 máquinas de EyeAsteroids, cada uma custando a bagatela de 15 mil dólares (o preço de um arcade de Street Fighter IV, apenas para comparar).

Se você estiver de passagem por Londres nos próximos dias, aproveite: uma máquina destas estará em exposição no shopping Trocadero até o dia 17 de fevereiro.

Não é engraçado como,enquanto o Kinect e o PS Move colocam o jogador para se mexer, alguém vai lá e cria algo ainda mais “sedentário” do que o tradicional controller?

Quem sabe no futuro não estaremos realizando fatalities e combos, literalmente, em um piscar de olhos!

P.S. A pergunta que não quer calar: será que pessoas vesgas estrábicas conseguem jogar esse jogo?

(Via: Joystiq)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais