Game Over: Airtight Games fecha suas portas poucas semanas após o lançamento de seu último game
A Airtight Games, criadora de Dark Void, Quantum Conumdrum e do recente Murdered: Soul Suspect, fechou as suas portas. Acompanhe um pouco do caso e da história do estúdio na sequência.
O recente Murdered: Soul Suspect — lançado no início de junho — recebeu críticas mornas e foi considerado um jogo mediano, o que não é lá um bom negócio para a publisher (no caso a Square Enix), que injetou uma boa quantia de dinheiro em marketing e distribuição.
Assim como Hard Reset e Singularity, Murdered: Soul Suspect entra para o hall de jogos que são lançados mas poucos realmente se importam com ele, sendo esquecido até o momento em que ele é encontrado em alguma promoção com um desconto tão insano que a gente acaba comprando sem doer tanto no bolso.
A Airtight Games nasceu em 2004, formada por desenvolvedores veteranos de empresas como a Microsoft, FASA Studio e até de companhias de animações, como a Laika. Em 2010, foi lançado o primeiro jogo da casa: Dark Void.
Dark Void não atingiu as expectativas e acabou decepcionando muitos gamers (incluindo eu), que estavam curiosos pelo combate vertical e peculiar história. Dois anos se passaram e o criativo Quantum Conumdrum surgiu, com o suporte de Kim Swift — designer chefe do primeiro Portal — que, após sua saída da Valve, supervisionou o projeto.
Quantum Conumdrum apareceu para as plataformas da geração passada e conseguiu deixar uma marca e tanto para os puzzles baseados em física. Porém, mesmo considerado como um sucesso mediano, Quantum Conumdrum não rendeu tudo que era esperado, se tornando um jogo com potencial que acabou passando batido para muita gente.
Após estes dois jogos, a Airtight Games começou a lançar projetos para dispositivos móveis, com Pixld e DerpBike. Um exclusivo para o famigerado OUYA também foi anunciado, o promissor Soul Fjord.
Eis que, no começo de junho deste ano, Murdered: Soul Suspect finalmente apareceu para o PC e aos consoles de gerações passadas e atuais.
O jogo tinha uma premissa interessante, com o fantasma do protagonista morto investigando seu próprio assassinato, mas ele não agradou a crítica em geral por ter uma dificuldade baixa e pela sua história extremamente curta. Para piorar, o jogo também não recebeu muita atenção do público, se tornando mais um projeto do estúdio que acabou não atingindo as expectativas.
Assim vamos para o presente, que não é muito promissor para o estúdio: esta semana, surgiram rumores de que a Airtight sutilmente fechou suas portas de seu único estúdio em Redmond, Washington. De acordo com o site Geekwire, que foi ao local onde fica o estúdio, já está rolando uma queima de estoque do equipamento de escritório que era usado por lá.
Dentro do escritório da Airtight, foram encontradas mesas vazias com alguns selos e premiações de sites estrangeiros (foto logo abaixo) para Murdered: Soul Suspect e uma pilha de CPUs e equipamentos desligados.
Para acabar com o mistério, a produtora soltou em seu Twitter oficial uma mensagem de agradecimento aos fãs que lhe acompanharam por 10 anos, oficializando o fim de suas atividades e encerrando os rumores.
Não era de hoje que a crise batia na porta da Airtight: em abril, quatorze empregados, incluindo Kim Swift, foram demitidos, com um dos executivos da empresa informando que estas demissões foram feitas para reestruturar a produção como um todo, assegurando que ainda existiam projetos sendo desenvolvidos pelo estúdio.
Goste você ou não da empresa e de seus games, sempre é triste ver uma produtora de games fechando suas portas, e sua equipe criativa indo para a rua. O que sobra por enquanto é uma pilha de equipamentos e computadores que serão vendidos por um preço extremamente baixo, e algumas insígnias que acreditaram que Murdered: Soul Suspect poderia ter sido um sucesso.
(Via: CVG, All Games Beta, Geekwire, IGN)