Games a 99 reais no Brasil? Saiba tudo sobre o Fórum da AciGames!

30 de janeiro de 2012

Games a 99 reais no Brasil? Saiba tudo sobre o Fórum da AciGames!

No último final de semana, rolou em São Paulo o primeiro Fórum do Comércio de Games do Brasil, uma espécie de Liga da Justiça dos Games. Ao comando de Moacyr Alves – responsável pelo projeto Jogo Justo e agora pela AciGames (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) – empresas, jornalistas, lojistas e distribuidores se reuniram para achar soluções sobre como diminuir os preços de games para todos nós. A Arkade esteve lá e te conta tudo o que rolou de importante na sequência!

Nosso editor-chefe, Raphael Cabrera, esteve presente no evento e acompanhou as novidades. O Fórum foi uma ótima oportunidade para encontrar amigos, jornalistas e conhecer novos, tal como Guilherme Gamer, o Leo do CJBR, Igor Andrade, editor assistente da Nintendo World, Mauricio Alegretti do PortalXbox, e outros.

Dentre as boas novas, existe a possibilidade da vinda de algumas grandes produtoras para o Brasil, como a Bethesda e a Capcom. Gigantes como a Microsoft e a Sony ganharam força no mercado, pois terão distribuidoras nacionais focadas em trazer os melhores lançamentos no menor tempo possível para o nosso país, investindo em marketing para atrair mais jogadores.

Entre as novidades para 2012, Moacyr Alves, presidente da Acigames, anunciou que a associação lançará um censo gamer, uma pesquisa de nível nacional que visa traçar o perfil dos gamers de todo o país, com o intuito de fortalecer o mercado, mostrando para distribuidores e lojistas o que os jogadores buscam.

Uma rede social para empresas de games também está nos planos da AciGames,  o CENJE (Cadastro de Empresas Nacionais de Jogos Eletrônicos), onde empresas, distribuidores, lojistas e desenvolvedores de games poderão buscar mão de obra especializada para preencher suas vagas de trabalho na área de games.

O crescimento no mercado de games brasileiro já é uma realidade, mas ainda há tempo para que ele chegue ao patamar que todos esperamos. A Konami, por exemplo, mostrou gráficos impressionante: de 2009 para cá, seu Pro Evolution Soccer deu um salto de 194% em vendas no Brasil, e a empresa deve traduzir mais jogos e aumentar seu escritório em nosso país.

Todos estão otimistas, acreditando que nos próximos anos o mercado de games brasileiro ganhe destaque mundial, pois a chegada de grandes indústrias e a produção dos jogos feita diretamente em nosso território serão fatores determinantes para a consolidação do nosso mercado.

Nesta parte, o assunto foi “o número mágico”: 99 reais! Este é o preço que a AciGames considera o ideal para um lançamento em nosso país. Mas para isso acontecer, precisamos nos unir, e isso inclui você, gamer que ainda não compra jogos originais! Já está mais do que na hora de participar mais ativamente do mercado, acompanhar as promoções e aderir à cultura do consumo de jogos, tudo para aumentar o volume de vendas no país e fortalecer o nosso mercado!

Claro que ainda estamos um pouco longe deste sonho se tornar realidade, mas o vice-presidente da AciGames, Marcos Khalil, se prontificou a falar mais com as distribuidoras e empresas para tentar chegar a este preço dos sonhos. Se por um lado os lucros seriam menores, por outro as vendas cresceriam, o que poderia deixar o caixa dos revendedores quase balanceado.

Apesar deste otimismo todo, os mais realistas acreditam que, na melhor das hipóteses, teremos lançamentos custando o equivalente a 65 dólares (o que, na cotação de hoje, seria mais ou menos 114 reais). Valor que é bem mais interessante do os atuais 199 reais que custa um lançamento atualmente, não acha?

Será mesmo que é possível chegar à este preço? Existem muitos fatores envolvidos como margem de lucro, impostos, comissão de vendedores, até outras coisas, como a infra-estrutura de uma loja física, aluguel e tudo mais. Será que o “preço dos sonhos” de 99 reais poderá ser alcançado em um futuro não muito distante?

(Fotografia: Igor Andrade)

Comente nas redes sociais