GameWorld 2011: Veja a cobertura que a equipe Arkade fez do evento
A distribuidora NC Games realizou nos dias 11, 12 e 13 de março, em São Paulo, o evento GameWorld 2011. Nós aqui da Arkade visitamos o evento e gostamos do que vimos: Nintendo 3DS, o novo Mortal Kombat em português, campeonatos, cosplayers e muito mais.
O evento aconteceu durante 3 dias, sendo o primeiro (dia 11) fechado apenas para imprensa e profissionais do meio e os outros dois aberto ao público. No primeiro dia pudemos assistir palestras dos representantes das 3 grandes (Microsoft, Sony e Nintendo), juntamente com o presidente da NC Games, para informar sobre os planos das empresas no mercado brasileiro. As palestras foram muito esclarecedoras, boas para tirarmos um pouco o nosso foco de mercado internacional e olharmos para o Brasil e o que as empresas plenejam oficialmente para nosso país nos próximos anos. Em resumo, podemos dizer que há uma forte iniciativa para investimento e crescimento do nosso mercado.
As principal novidade do evento, entretanto, foi testar o aguardado Nintendo 3DS. Lembra quando você jogou Wii pela primeira vez e sorriu de alegria ao ver que realmente o controle por movimento funcionava? É a mesma coisa com o 3DS, a hora que você ver ele funcionando, não terá como segurar no mínimo um sorriso de empolgação, podemos confirmar que ele é o que promete, 3D a olho nú sem nenhum truque.
O efeito 3D e a facilidade de adaptação dos olhos varia bastante de jogo para jogo, em Street Fighter 3D e Zelda pudemos ver o campo de visão profundo e bem definido. Já em Pilotwings e PES 2011, talvez pelo tipo de jogabilidade, os olhos não se adaptam com facilidade e é fácil perder o foco do 3D. Podemos dizer também que você terá que jogá-lo a uma distância fixa e o movimento da tela atrapalha o 3D (você provavelmente não conseguirá jogar ele em um carro em movimento em uma estrada ruim, por exemplo).
No estande da Microsoft os gamers tiveram duas novidades: testar Gears of War 3 e pagar um mico jogando Michael Jackson Experience para Kinect.
Pudemos perceber uma forte tendência para os jogos nacionais: a localização de jogos para o português. Desde títulos como Allods, um MMORPG russo que será trazido pela LevelUP ao Brasil completamente traduzido, até jogos de Nintendo 3DS, Playstation 3 e Xbox 360. Mas o que chamou mesmo a atenção foi a apresentação de Mortal Kombat em português, que, juntamente com outros títulos publicados pela Warner, forravam o estande da empresa de curiosos e gamers querendo testar os jogos. Neste local estava presente também o diretor de arte do Mortal Kombat, Hector Sanchez, e realizamos uma entrevista com ele com perguntas nossas e de vocês leitores que nos acompanhavam pelo Twitter. A entrevista deve ser publicada em breve.
A AMD e Nvidia também tiveram presença no evento, ambas mostrando poderosas novidades aos gamers. A AMD organizou um torneio de Street Fighter, que acompanhamos com nossos parceiros do Portal Versus. Já a Nvidia contou com um stand fechado, e só quem entrava podia testar a surpresa: Crysis rodando no máximo com óculos 3D em computadores super high-end. A fila para testar o estande da Nvidia chegava a ser quase tão grande quanto a do 3DS em alguns momentos. Nossa opinião? Ficamos sem palavras, é realmente de cair o queixo.
A Saraiva também estava com um belo stand com uma boa variedade grande de jogos, organizando campeonatos de Pokemon para Nintendo DS, cockpits para jogar Gran Turismo 5 em 3D e também um emocionante torneio de Marvel vs Capcom 3.
Também aproveitamos o evento para conhecer alguns dos nossos parceiros e realizar novos contatos. Sérgio Estrella, editor da revista Nintendo Blast estava presente com sua equipe, assim como o pessoal do Portal Versus, ganhadores do melhor blog na premiação do troféu Gameworld. Encontramos também Manoel Roberto, da revista game Sênior, Pedro Pellicano, do WiiClube, Fernando Foster, do Nparty, e vários outros leitores e profissionais do meio.
Este foi o primeiro evento que teve a presença oficial da equipe da Arkade, que deverá cobrir vários outros (quem sabe até internacionais?) no futuro.