Google e Renault estão trabalhando em um “carro definido por software”
O Google e a Renault anunciaram a expansão de sua parceria, que já conta com quatro anos. Entre os novos laços, estão o desenvolvimento de uma plataforma de software avançada, para carros do futuro. O veículo seria “definido por software” e será construído dentro do Android Automative, enviando dados para os servidores em nuvem para processamento.
Tal parceria se iniciou em 2018, quando a Renault iniciou seus trabalhos com o Google, como parte da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que colaboram entre si para a tecnologia em seus veículos. A aliança anunciou que adotaria o sistema de carros do Google, que traz de forma integrada o Assistence, o Mapas e a Play Store.
A nova parceria atenderá as quatro marcas do Grupo Renault: Renault, Dacia, Alpine e Mobilize. O Google é, também, o “provedor de nuvem preferido” da montadora francesa. O acordo nasceu como forma de embutir o Android nos carros da Renault, mas expandiu para algo mais complexo.
Google e Renault querem, juntos, criar uma “Digital Twin”, que seria uma cópia virtual de um veículo com recursos avançados de inteligência artificial para melhor integração aos serviços já existentes e até desenvolvimento de novas soluções. A ideia é entregar informações relevantes ao motorista, como quando será necessário levar o carro para manutenção ou até mesmo ensinar o proprietário a arrumar o carro, quando isso for possível.
Além disso, planos de seguro poderão ser feitos por algoritmo, onde dados reais do próprio carro mostram como o motorista o dirige ou os locais por onde ele trafega com frequência.