Google Stadia: Tudo o que foi anunciado na apresentação de hoje

6 de junho de 2019

Google Stadia: Tudo o que foi anunciado na apresentação de hoje

Aproveitando a época de E3, o Google divulgou mais detalhes sobre o Stadia. A ideia foi a de confirmar informações que não foram apresentadas em seu anúncio, em março. Especialmente em relação a maneiras de jogar, preço e datas de lançamento. A plataforma chegará em novembro, para 14 países, e mais locais receberão o Stadia em 2020.

Embora muita gente dizia que o Stadia seria uma “Netflix dos games”, o Google deixou bem claro a sua posição. Os jogos serão vendidos na plataforma, e não “alugados”, como funciona o serviço de vídeos da Netflix, ou serviços como o Xbox Game Pass. Também explicou os formatos de negócios, que serão, no início, o Stadia Pro, e o Stadia Founders Edition. Há gratuidades chegando em 2020.

Funcionará da seguinte maneira: enquanto o Google terá um catálogo de games acessíveis dentro de sua assinatura de US$ 9,90, a plataforma venderá seus games dentro de seu sistema. Entre os games que já estão confirmados, temos Destiny 2, GRID, a trilogia Tomb Raider, e Ghost Recon Breakpoint. E até dois exclusivos: Get Packed, e Gylt.

Mais jogos serão anunciados, durante a E3, e, eventualmente, conforme os dias forem se passando, e o lançamento em novembro for se aproximando. Com nomes como SEGA, Square Enix, Ubisoft, e Actvision envolvidas, as expectativas para o catálogo são positivas. Baldur’s Gate 3 também será lançado para o Stadia, ao mesmo tempo que o PC.

Stadia Founder’s Edition: o “videogame” do Google

Google Stadia: Tudo o que foi anunciado na apresentação de hoje

Haverá uma espécie de kit, para os primeiros interessados no Stadia. Com o nome de Stadia Founder’s Edition, o Google oferecerá, por US$ 130, um Chromecast Ultra, uma versão em azul-escuro limitada do controle, a chance de escolher seu nome de usuário primeiro do que os outros, além de três meses de Stadia Pro para você e um amigo. O serviço, inicialmente, também estará disponível no Pixel 3 e Pixel 3A, além do Chrome.

O Stadia Pro, que custará US$ 9,90, oferecerá, para quem tiver Internet de 35 Mbps, gameplay em 4K, 60 FPS com HDR e som 5.1. Também terá acesso direto ao catálogo gratuito do Stadia que chegará em breve, além de descontos em games. O Stadia gratuito chegará em 2020, e funcionará, independente das configurações do usuário, em gameplay com 1080@60 com som estéreo. E, ambos os serviços, precisará de 10 Mbps, para o mínimo em 720p.

https://twitter.com/GoogleStadia/status/1136668678529912842

E, o único game confirmado dentro da tal assinatura, é o Destiny 2. Ele estará disponível para todos que pagarem a assinatura, assim como já funciona na Playstation Plus. O game garante cross-save entre Xbox e PC, permitindo que você continue no Stadia, o seu game já iniciado nestas plataformas. Há conversas com o Playstation para levar ao console da Sony a transição.

Apesar das plataformas do Google serem anunciadas como ideais para o Stadia, a companhia já deixou claro, também, que será possível, eventualmente, jogar seus games em mais smartphones e tablets Android, além da intenção de atingir ainda mais locais, como a Apple TV, ou os aparelhos iOS.

E o que não foi anunciado? O que esperar nos próximos dias?

Google Stadia: Tudo o que foi anunciado na apresentação de hoje

Vimos games, sabemos o preço, e também estamos cientes que nós brasileiros, não teremos o Stadia, até 2020. Mas ainda há elementos que não foram anunciados. A jogatina “em todo lugar”, por exemplo, não foi esclarecida, sobre se as tecnologias 5G poderiam ser usadas na plataforma. Também não ficou claro o fator econômico, que justificaria, financeiramente falando, a potencial troca das plataformas tradicionais pelo novo serviço.

Não está bem claro, também, a posição do Google em meio a “guerra” de streaming que a empresa decidiu participar. Se ela quer ser a líder do segmento, ou uma “segunda opção”, usando do streaming para levar portabilidade, com a comodidade de se jogar na TV, algo que o Switch já faz, a sua maneira. Exclusividades também não foram anunciadas ainda, o que dá a impressão de que tem mais a ser divulgado pelos próximos dias.

https://twitter.com/GoogleStadia/status/1136670722879868928

O Google terá vida dura nesta “guerra”. Além de não termos a certeza de que a tecnologia será, de fato, eficaz, também há concorrência forte. A Microsoft prometeu novidades incríveis na E3 para o seu xCloud, além do novo Xbox. A Sony prometeu também elevar o nível de seu Playstation Now. E, além disso, a Amazon e a Verizon poderiam estar testando suas próprias plataformas. E não podemos esquecer que, correndo por fora, o Apple Arcade também está aí.

Resta ao Google, montar sua estratégia da maneira mais eficaz, e aproveitar a E3 para convencer o seu público em potencial de que sua iniciativa é boa e, contará com bons games e, principalmente, que funcionará muito bem.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

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