Gráficos de videogames: o que está mudando
A tecnologia e a evolução dos meios digitais permitiu que, ao longo do tempo, começassem a se desenvolver videogames mais realistas, recorrendo às mais variadas técnicas e recursos. Compreenda o que está mudando no design gráfico dos videogames.
Todo o processo de evolução a que vamos assistindo no mundo dos videogames – incluindo os sucessivos lançamentos de nossos títulos favoritos, com melhoramentos a vários níveis e, principalmente no design – é permitido pela forma como o setor das tecnologias passou a dominar o cenário econômico internacional, se tornando um dos mais importantes meios para a vida financeira dos grandes grupos internacionais.
Hoje, a forte aposta no melhoramento dos gráficos é algo que permeia todos os setores, estando presente nos videogames (que, atualmente, quase parecem um seriado ou um filme), em espaços de jogo de azar, como Royal Panda cassino e também em websites relacionados com indústrias que em nada se relacionam com os audiovisuais.
No caso dos videogames, no entanto, o melhoramento sucessivo dos gráficos pela integração de novos conceitos, recursos e estratégias é assumido e visível, havendo, de jogo para jogo, novidades inegáveis ao nível da imagem e da jogabilidade.
A formacomo a tecnologia influenciou o mercado de videogames permitiu também uma maior abrangência, nomeadamente na forma como se encontram jogos massivos e de mundo aberto, alojados em plataformas da Internet e que transportam os gamers para espaços de grande realismo, acompanhando também um público que, cada vez mais, é pautado pelas exigências e preceitos que a própria modernidade criou nas sociedades.
Compreenda como a evolução das tecnologias está mudando os jogos e como essa mudança impacta nos nossos próprios conceitos sobre a qualidade dos videogames.
Videogames: um caminho do 2D até a realidade aumentada
Quando buscamos o começo da história dos videogames, vemos que estes eram, lá no seu começo, muito simples e com pouco impacto visual, adaptando-se a um tempo onde os meios digitais eram escassos e o mundo do gaming estava somente dando os primeiros passos.
As primeiras consoles ofereciam a seus jogadores somente a chance de jogar em 2D, com gráficos bem simples e pouco elaborados, que permitiam que a diversão se desenrolasse num plano único, pouco credível e que marcaria para sempre o imaginário dos jovens dessa época, com equipamentos que, por vezes, demoravam horas para ligar.
A Super Nintendo marcou a história dos videogames, aumentando o número de pixels e permitindo que a imagem dos jogos melhorasse. Esse foi o princípio que deu origem, também, aos games em 3D.
Com o entusiasmo gerado pela melhor imagem que surgia nos videogames, o papel da componente visual dos jogos não podia mais ser negado e, por isso, à medida que evoluiam as tecnologias, a aposta nessa componente foi intensa.
Na atualidade, os estudos em torno de novos recursos, como a Inteligência Artificial (IA) e a Realidade Aumentada (RA) está tendo um grande impacto no mundo do gaming, sendo que aa realidade aumentada influenciou o design de games evoluiu
de uma forma inegável.
Os estudos na área digital, ainda assim, continuam e, a cada lançamento, se nota que o design é influenciado pelas novas descobertas.
Jogos mais realistas e a exigência dos usuários
Ainda que a evolução seja rápida e cada jogo já tenha novidades visíveis, que apresentam games com qualidade de imagem e realismo equivalentes às de um filme, o fato é que os usuários parecem insistir em querer mais desse mundo audiovisual.
Mais imediatista e exigente do que nunca, o público busca nos jogos as emoções da vida real, querendo uma imersão completa nas narrativas e uma experiência cada vez mais emocionante.
Essa é a principal motivação dos estudos de IA e RA, querendo criar universos seguros e realistas, onde os novos jogos possam nos transportar realmente para outros mundos e aumentar o envolvimento entre o gamer e o videogame.