Hack traz melhorias significativas para o Mortal Kombat de Mega Drive

4 de janeiro de 2022
Hack traz melhorias significativas para o Mortal Kombat de Mega Drive

O Mega Drive teve, em 1993, seu port de Mortal Kombat lançado, em um evento sem precedentes no mundo dos games. Era a primeira vez que um game de grande impacto chegava a um console SEGA ao mesmo tempo que era lançado em um sistema Nintendo. E ainda tinha como “bônus” o sangue, cortado na versão de SNES, mas ativo no console através de um código bem simples.

Mas, apesar de manter mais violência do que em seu concorrente direto, a versão de Mega Drive teve vários problemas, percebidos com mais atenção com o passar dos anos. Desenvolvido pela Probe, o port de Mortal Kombat para o 16-bits da SEGA sempre foi visto como preguiçoso, com pobreza visual e vários elementos que se confundem com a limitação do console.

A versão mais aceita sobre este port é que a Probe teve apenas três meses para trabalhar no port, considerando a tecnologia disponível na época. Eram outros tempos, e de fato, versões para consoles sempre perdiam alguma coisa em relação aos arcades originais, quando ganhavam versões.

Porém, os fãs mais fieis sempre afirmavam que o port de Mega Drive não era ruim por causa do console, e sim por causa do trabalho considerado relaxado da Probe. Assim, no final de 2021, um grupo de desenvolvedores trouxeram a Mortal Kombat Arcade Edition, a versão definitiva do game para o 16-bits da SEGA.

Apresentado por Master LinkueiBilly Time! GamesChev Chelios e Danilo Dias, a ROM traz diversas melhorias, que vão do reposicionamento dos personagens na tela, até maior detalhamento nos cenários. Por exemplo, os cenários ganharam mais cores e animações, incluindo um Shang Tsung mais presente nos cenários os quais ele participa, ou a ponte, que agora tem sangue e cabeças espetadas na parte de baixo.

Outras correções foram feitas, como a parte sonora, e a guarda do Sub-Zero, que agora está como deveria ser, ao invés de copiada de Scorpion. Fora isso, a mesma experiência do game original está intacta. O intuito do hack era apenas o de corrigir os erros e problemas deste port, além de liberar sangue e violência desde o início, sem o ABACABB.

O game ganhou também alguns elementos de configuração típicos do arcade, para quem quiser experimentar mais do jogo. Oferece opção de seleção de créditos de forma generosa, seleção de dificuldade do very easy ao very hard, além do modo “danger”, que permite a vitória com apenas um hit. Há, assim, opção que atende desde o jogador mais casual, até o mais veterano, que quer explorar ao máximo do game.

Maiores informações sobre o hack pode ser visto no canal do vídeo acima, que se trata do canal oficial de Linkuei, o responsável pela adaptação.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais