Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 – Cinereview
Amanhã, milhões de jovens, adultos e crianças ao redor do globo irão conferir o fim de uma era. Chega aos cinemas Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, o derradeiro desfecho da série cinematográfica do bruxo mais famoso do mundo. Felizmente, este desfecho deixa uma impressão muito boa e consegue encerrar a série de maneira satisfatória.
Embora eu não seja um daqueles fãs que vai na pré-estréia empunhando uma varinha e vestindo um cachecol da Grifinória, tenho um carinho pela série, li todos os livros e assisti a todos os filmes. Como de praxe, os livros são muito melhores – grande parte disso se deve ao indiscutível talento da escritora J. K. Rowling – mas os filmes, com toda sua pirotecnia e seus efeitos especiais, também conseguem surpreender.
A grande magia de Harry Potter nos cinemas é esta: seu apelo visual, que torna o mundo dos bruxos incrivelmente real para nós, “trouxas”. A maioria dos fãs já conhece a história de cor e sabe como ela vai acabar, mas vai ao cinema para ver com os olhos aquilo que antes só existia na mente.
Como este filme é uma continuação direta de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, falar muito sobre a trama seria spoiler, então vamos nos ater ao básico: Harry e seus amigos continuam sua busca pelas horcruxes de Voldemort, pois só destruindo-as eles terão alguma chance de derrotar o vilão.
Para quem não sabe, horcrux é um objeto impregnado pela alma de um feiticeiro por meio de magia negra. Voldemort dividiu sua alma em diversas partes, e só pode ser morto depois que todas estas partes forem destruídas. O filme acompanha esta busca pelas horcruxes restantes e culmina na derradeira batalha do bem contra o mal na escola de magia e bruxaria de Hogwarts.
Alguns dos grandes momentos da história ficaram para este segundo filme, o que o deixa bem dinâmico. Quase sempre está acontecendo algo importante, e poucos são os momentos em que a trama esfria. O início do filme – um assalto ao Gringotes, o banco dos bruxos – é impressionante e dita o clima de praticamente todo o filme. Até o epílogo – que me pareceu desnecessário no livro – cai bem para encerrar o longa.
Mesmo com tanta coisa grandiosa acontecendo, o fato de o livro ter sido dividido em dois filmes deixa os fatos acontecerem no tempo certo, nada parece apressado (ao contrário dos primeiros seis filmes). Os cinéfilos mais assíduos vão perceber como o diretor David Yates e sua equipe conseguiram transformar a outrora aconchegante Hogwarts em um lugar sombrio, quase assustador. Com sutis efeitos de iluminação, a Hogwarts fria e cinzenta se torna calorosa e receptiva em poucos segundos.
Como boa parte de seus fãs, Harry cresceu, e este amadurecimento fica evidente também no filme. Tudo é mais dark, e embora não seja um filme explicitamente violento, há bastante sangue em algumas cenas, o que deixa o mundo dos bruxos graficamente próximo do nosso. O visual como um todo é muito bom, e embora o 3D não seja tão impactante, momentos chave são potencializados com o efeito.
A batalha final em Hogwarts impressiona pela quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo: ciclopes gigantes invadem o castelo enquanto a Prof. McGonagall traz a vida estátuas guerreiras para proteger a escola. Vários bruxos realizam encantamentos de proteção sobre a construção, criando um belo escudo de magia, que é atacado por uma saraivada de feitiços, tudo com um visual de encher os olhos. O único problema neste desfecho é que alguns momentos potencialmente grandiosos – como a batalha entre Molly Weasley e Belatriz – passam muito rapidamente, e não recebem a atenção que os fãs gostariam.
Em resumo, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 cumpre o que promete: encerra em grande estilo uma franquia que, só no cinema, já completa 10 anos. Com ótimos efeitos e uma história que se mantém interessante durante toda a projeção, o filme certamente vai levar muitos fãs às lágrimas. Não pelo conteúdo em si, mas por ser o fim de uma série que marcou a vida de muita gente.
Apenas como curiosidade, vale dizer que a cabine de imprensa teve alguns brindes especiais aos jornalistas: um óculos 3D diferenciado, redondinho no estilo Harry Potter, e uma réplica de um galeão (a moeda dos bruxos) do banco Gringotes (foto acima). Uma boa surpresa e uma ótima lembrança de um filme que, sem dúvida, vai bater alguns recordes nos próximos dias.
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 estreia em todo o mundo nesta sexta-feira, dia 15 de julho, com versões em 2D, 3D e Imax 3D