Hélio Castroneves lamenta erro na Indy 500, mas vai tentar o pentacampeonato em 2025
Hélio Castroneves terminou a Indy 500 deste domingo (26) no mesmo lugar que largou, ou seja, em 20º lugar. Membro do rol dos maiores vencedores da lendária corrida, com quatro vitórias, ele até fez uma boa corrida, se recuperando e chegando a figurar em nono, mas um erro no final o colocou para trás, em uma corrida que não admite erros.
O piloto brasileiro chegou a sonhar com uma quinta vitória, que o colocaria como o maior da Indy 500, depois de ter um bom ritmo e estar entre os dez primeiros durante os dois terços iniciais da prova. Mas ele admitiu que errou no último pit-stop, o que resultou no fim de uma chance de pelo menos estar no Top 10, em uma corrida que teve vitória de Josef Newgarden.
Castroneves foi um piloto inteligente, porém ativo na corrida, realizando diversas ultrapassagens, inclusive sobre carros da Penske e McLaren, como Will Power, Pato O’Ward e Kyle Larson. Carros estes que estão entre os melhores da Indy atualmente, e que viu Pato disputar a vitória até o fim. Por causa disso, o tetracampeão da Indy 500 elogiou o Dallara IR-18 preparado para ele.
Castroneves “focado para o próximo ano”
Hélio Castroneves deu uma declaração através de um comunicado para a imprensa, no final da prova. Nele, o piloto agradeceu o trabalho de todos, e lembrou que a corrida foi atípica, já que ela foi bem atrasada devido a uma chuva que caiu na hora em que a corrida estava programada. Disse também que teve problemas com o câmbio nas relargadas e assumiu um erro no último pitstop, que o tirou do top 10 e o devolveu ao fim do grid. Mas também garantiu que estará em Indianápolis de novo no ano que vem, para tentar o pentacampeonato.
“Bem, antes de mais nada, excelente trabalho para toda a equipe Cliffs e SiriusXM. Que ótimo trabalho todos fizeram. Estávamos um pouco “dentro e fora” hoje. Mas infelizmente as marchas que tínhamos no carro acabaram nos prejudicando nas relargadas. Não foi uma corrida muito típica com a forma como as nuvens e sombras apareceram. E cometi um erro no último pit stop, pois travamos a traseira e demoramos um pouco, infelizmente. Para ser honesto, não acho que tínhamos um carro para vencer, mas tínhamos a chance de estar entre os 10 primeiros, com certeza. Mas ótimo trabalho este mês para toda a equipe MSR, estou focado no próximo ano e em voltar aqui novamente!”
Hélio Castroneves não está disputando a temporada completa da Indy, mas tem sociedade na equipe MSR. Foi com esta equipe que o piloto venceu sua quarta Indy 500 em 2021 e se tornou o maior vencedor da prova. Com quatro vitórias, está em um seleto grupo que reúne também A.J Foyt, Al Unser “pai” e Rick Mears. Destes, apenas Castroneves continua correndo, e tentará o inédito pentacampeonato no “maior espetáculo da Terra” em 2025.
A Indy retorna já neste final de semana com o GP de Detroit, que acontece no próximo dia 2, em circuito de rua montado no centro da principal cidade do Michigan.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord