Heróis do Mundo Nerd – Shigeru Miyamoto, o gênio da Nintendo
Hoje vamos inaugurar uma nova coluna na Arkade. A série “Heróis do Mundo Nerd” vai homenagear grandes artistas, designers, produtores, escritores… grandes pessoas que, que com sua genialidade, trabalharam para enriquecer o mundo do entretenimento e a cultura pop em geral. Para começar com um legítimo mestre, vamos apresentar a vida e a obra do gênio Shigeru Miyamoto!
Shigeru Miyamoto nasceu em 16 de novembro de 1952 na cidade interiorana de Sonobe, Japão. Enquanto menino, ele descobriu na floresta de bambu ao redor da sua casa uma pequena caverna. Curioso, ele olhou lá dentro para ver o que descobria, mas só viu escuridão.
Depois de muita hesitação, o pequeno Shigeru decidiu se aventurar nas entranhas da caverna com uma lanterna, e explorou os diversos caminhos e túneis que se espalhavam lá dentro. Isso pode parecer pouco para uma criança, mas foi suficiente para dar o “start” na inspiração que, anos depois, se tornaria um dos maiores sucessos de sua carreira e um dos games mais influentes de todos os tempos: The Legend of Zelda.
Esta experiência marcou algo comum no trabalho do produtor e designer Shigeru Miyamoto: o fato dele buscar inspiração em sua vida para criar seus jogos, com o intuito de permitir que as pessoas possam sentir o mesmo prazer que ele sente. Como nem todo mundo conta com florestas, cavernas e lagos para explorar, Miyamoto cria montanhas, labirintos e outras belas paisagens digitais que possam ser exploradas e guardadas na gaveta por seus fãs.
Shigeru Miyamoto se formou na Kanazawa Municipal College of Industrial Arts. Na época ele sentia um grande amor pelos mangás, e seu intuito inicial era ser desenhista de histórias em quadrinhos.
O que o fez mudar de ideia foi Space Invaders clássico dos arcades lançado em 1978 que dispensa apresentações. Depois de Space Invaders, Miyamoto se apaixonou por jogos eletrônicos, que, afinal, permitem que ele crie personagens e conte histórias tão bem quanto em qualquer mangá.
A longa carreira de Miyamoto na Nintendo começou em 1979, quando ele colaborou na criação da arte do jogo de arcade Sheriff, título que não obteve um grande reconhecimento fora do mercado nipônico.
Já em 1980, a Nintendo se via as voltas com seu Radar Scope, ambicioso game especial que pegava uma carona no sucesso de Space Invaders. Por ser só poder ser jogado em um gabinete específico (e caro), o game fracassou ao tentar chegar ao mercado americano.
Com muitos gabinetes de Radar Scope encalhados, a Nintendo se viu contra a parede, e deu a Shigeru a tarefa de converter o fracassado game espacial em um jogo de arcade totalmente novo. Nascia aí o divisor de águas Donkey Kong, de onde surgiu não só o famoso macaco, mas também Jumpman, personagem que anos depois se tornaria o ícone Mario Bros.
Curiosamente, inicialmente a ideia de Miyamoto era desenvolver um game que utilizasse imagens de personagens do famoso desenho animado Popeye: o gorila seria Brutus, a princesa, Olívia, e o protagonista o próprio marinheiro. Por questões de direitos autorais o projeto não foi para frente, de modo que os personagens foram trocados pela turma que hoje integra o rol dos personagens mais importantes do mundo dos games!
Shigeru Miyamoto segue um princípio ao desenvolver seus jogos: ele cria sempre aquilo que gostaria de jogar, alegando que o que ele gosta pode também ser apreciado por outras pessoas. Esse modo de trabalho segue firme até hoje e se tornou praticamente uma receita de sucesso na carreira dele.
Na verdade, o sucesso que Donkey Kong teve nos arcades foi justamente o ponto de partida para que Miyamoto criasse os jogos que seriam os grandes sucessos de sua carreira. Além de estar diretamente envolvido na produção de clássicos como Excitebike, Ice Climber e Kid Icarus, Shigeru deu inicio a criação de Super Mario Bros e The Legend of Zelda partindo de um princípio diferente do que era jogado na época.
Veja bem: os jogos nos anos 80 eram praticamente competições por pontuações mais altas entre um jogador e outro, não havia grande apelo pela aventura, nem algo que estimulasse o jogador a querer chegar até o final.
Assim, trabalhando com elementos de sua infância (cavernas, exploração) Shigeru criou com Mario e Zelda uma nova forma de interação entre jogador e máquina, onde o jogador era encorajado a superar os desafios não só para ganhar pontos, mas também para finalizar uma história e, claro, salvar uma princesa!
O sucesso alcançado pelas duas séries possibilitou a criação de suas sequências, sendo que a mais famosa delas, considerando a vida útil do NES, foi Super Mario Bros 3. O jogo trazia um mapa enorme, que passou a ser usado por praticamente todos os futuros games da série, além das roupas especiais – cujo destaque óbvio é a roupa de Tanooki – que concediam ao protagonista habilidades únicas.
Em 1990, Shigeru Miyamoto já era um dos maiores nomes do game design, e virou capitão de um novo estúdio criado pela Nintendo. Capitaneando o Nintendo EAD, Miyamoto produziu diversos jogos de sucesso para o SNES, como F-Zero, Star Fox, Donkey Kong Country, além de sequências das grandes franquias que ele havia iniciado na época do NES.
A fase de grandes parcerias também havia começado, e Shigeru assinou a história e a arte do revolucionário Super Mario RPG, jogo feito em parceria com a Square que serviu de referência para diversos outros jogos do gênero.
A diferença de hardware entre o Super Nintendo e o Nintendo 64 causou certa incerteza sobre o rumo que as séries mais clássicas (2D) de Miyamoto seguiriam no novo console. Porém, com Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Miyamoto mostrou ao mundo que não tinha medo de mudanças, e colocou seus personagens na “era tridimensional” de maneira extremamente bem sucedida.
Anos depois ,o GameCube possibilitou a criação de novas séries para Miyamoto, como Luigi’s Mansion, que nasceu de um tech-demo e a popular franquia Pikmin. O desenvolvimento de Metroid Prime deu novos rumos para a já conhecida série e Shigeru trabalhou ainda em novos jogos para Zelda, Mario, F-Zero e outros de seus sucessos, que mantiveram a qualidade na nova plataforma.
Mais recentemente, as possibilidades diferenciadas de interação dos consoles Nintendo Wii e Nintendo DS fizeram com que Miyamoto criasse mudanças bruscas no gameplay de suas séries clássicas.
Felizmente, o gênio não nos desapontou, e o uso do Wiimote para imitar o movimento de uma espada e as duas telas e a tecnologia touchscreen do portátil deram novas ideias ao artista, permitindo que ele reinventasse novamente suas franquias, sempre com a qualidade e criatividade que se espera de um trabalho dele.
Posteriormente, surgiu a oportunidade de expandir ainda mais a carreira de seu icônico encanador Mario, e Miyamoto, sempre vanguardista, teve a maluca ideia de levar o personagem para os confins do espaço sideral. O resultado desta mistura inusitada é Super Mario Galaxy, game que se mantém como um dos melhores títulos exclusivos do Nintendo Wii.
Atualmente, Shigeru Miyamoto trabalha em novos títulos para o Nintendo Wii U e o Nintendo 3DS, entre eles estão Pikmin 3 e Luigi’s Mansion: Dark Moon, além de outros projetos que a Nintendo mantém em segredo.
Na vida pessoal, Shigeru Miyamoto não é um jogador hardcore: ele prefere tocar instrumentos musicais (violão, bandolin e banjo) e se dedicar a sua criação de cães, sendo um criador semi-profissional (?!). Ele é casado com Yasuko Miyamoto, tem duas filhas e o cachorro Pikku, que foi sua inspiração para a série Nintendogs, outro grande sucesso da Nintendo.
Shigeru Miyamoto teve seu trabalho reconhecido mundo afora e recebeu diversos prêmios: ele foi condecorado Chevalier da Ordre des Arts et des Lettres, na França, faz parte de listas dos maiores criadores de games da história e olha só, está na lista dos 60 maiores heróis da Ásia, ao lado de personalidades como Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi e Bruce Lee.
Isso para não mencionar todos os produtores de games que se inspiram no trabalho de Miyamoto: de celebridades como Cliff Bleszinski até o estúdio indie brasileiro MiniBoss, o trabalho de Miyamoto serviu de referência para criar gerações de novos talentos para a indústria de games em todo o mundo.
Miyamoto é o que se pode ser chamado de produtor de games completo, não se limitando apenas a um gênero ou a uma franquia. As influências que carrega desde sua infância e seu modo de pensar permitem que ele crie obras que conquistam o mundo todo, sempre com seu carismático sorriso no rosto.
Por suas incontáveis contribuições aos games e à cultura pop, Shigeru Miyamoto é um verdadeiro herói para gamers, nerds e entusiastas de todo o mundo, afinal o mundo dos games definitivamente não seria o mesmo sem ele! Muitos boatos sobre sua aposentadoria já surgiram, mas ele segue firme e forte, provando que ainda há (muito) espaço para criatividade e ousadia no mundo dos games!