Horizon Forbidden West na State of Play: gameplay e muitos detalhes
Na já tradicional transmissão onde apresenta detalhes e novas informações sobre seus jogos, a State of Play, a Sony finalmente trouxe novidades interessantes e generosas sobre um dos seus maiores lançamentos do ano: Horizon Forbidden West, aguardadíssima continuação do sucesso Horizon Zero Dawn (2017). Trazendo novamente Aloy como protagonista em uma nova jornada em um mundo pós-apocalíptico que tenta se reconstruir em uma relativa harmonia entre humanos em sua reorganização social tribal, máquinas sencientes e uma nova natureza que se eleva das ruínas do que fora o mundo moderno.
O destaque fica para uma nova percepção de mundo, algo ainda maior e mais ousado do que foi visto anteriormente, e para a promessa de uma variedade maior de inimigos, criaturas vivas, biomas e outros elementos que se aproveitam do potencial gráfico e de processamento do Playstation 5. O mundo do jogo – o trecho exibido é localizado em um cenário de praia paradisíaca e se mostra vasto, cheio de detalhes e de vida por todos os lados, com uma natureza orgânica, viva. Mas não dá para ignorar o trabalho realista facial da protagonista e de outros personagens que são mostrados no vídeo. Confira:
Pode-se destacar também um trabalho sonoro impressionante, texturas espetaculares, efeitos de luz (com um destaque especial para o belíssimo uso do ray tracing), de água e de partículas assombrosos e um design de criaturas que parece se esforçar muito para superar o que já foi um dos pontos altos da estreia dessa IP há 4 anos. Passagens submersas poderão roubar a cena e ampliar ainda mais o entendimento do que espera do mundo aberto do game. Se a ideia era impressionar e estabelecer o hype, missão cumprida.
Em termos de gameplay, Aloy parece mais ágil e preparada para um combate corpo a corpo mais robusto, uma das principais faltas do primeiro Horizon. Por outro lado, a movimentação parece ter ganhado também melhorias, com a já indispensável mecânica de planagem se mostrando presente, junto ao sistema de obtenção de montarias. Além disso, em meio ao combate, o arsenal se mostra mais variado, com novas e inventivas ferramentas de destruição e restrição de inimigos.
O trecho exibido mostra um pouquinho de cada elemento que tanto consagrou a estreia desse universo nos games, com exploração livre, combates grandiosos e aquela mistura boa entre tecnologia de ponta e ambiente natural hostil, somados a uma narrativa potente e que ganhou um destaque enorme nas conversas pós-gameplay da apresentação.
Com a promessa de lançamento para 2021 (sem uma data específica revelada, porém), Horizon Forbidden West é um jogo exclusivo da família Playstation, com versões para PS4 e PS5.
(Fonte: Canal Playstation)