Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

4 de maio de 2012

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Recentemente você conferiu aqui no blog da Arkade um promissor trailer de Rayman Legends, que apresentava o game e seus ótimos recursos para o Wii U. O vídeo supostamente “vazou” na internet antes da hora. Mas afinal, será que tudo o que vaza na internet realmente é sem querer, ou as empresas vazam certas informações propositalmente apenas para gerar hype?

A questão é que, no mundo dos games, muita coisa (muita coisa, mesmo!) simplesmente vaza na internet antes da hora.

No caso de Rayman Legends, por exemplo: o vídeo teria supostamente vazado, mas, pouco tempo depois, recebemos um comunicado da assessoria de imprensa da Ubisoft para nos informar sobre o vazamento do vídeo!

De acordo com o comunicado, o “vídeo foi produzido puramente como um vídeo interno de demonstração e, de forma alguma, representa o jogo final, o console final ou suas características. Este video foi destinado para a equipe interna de produção que invariavelmente cria protótipos do jogo durante o trabalho de desenvolvimento dos kits”.

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Trecho do vídeo supostamente vazado mostra Rayman Legends no Wii U.

Se o vídeo vazou sem o consentimento da empresa, não seria mais lógico ela dar um jeito de tirar o vídeo do ar, ao invés de mandar um e-mail fazendo ainda mais alarde sobre ele?

E não estamos falando apenas da Ubisoft, que recentemente também foi vítima de vazamento de informações sobre Assassin’s Creed III antes da hora. A Electronic Arts revelou Crysis 3 ao mundo depois que uma imagem do game foi “acidentalmente” colocada no ar antes da hora.

Outras empresas, como a Activision, por exemplo, sempre são vítimas de imagens e informações vazadas de suas grandes franquias. Há poucos dias, fotos de material promocional já adiantavam a existência de Call of Duty: Black Ops 2 antes do game ser oficialmente anunciado.

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Uma das imagens "vazadas" de Call of Duty: Black Ops 2.

Já a Capcom vira e mexe é vítima de vazamento de informações em seus jogos de luta. Um sujeito que atende pelo apelido de Lupinko sempre divulga listas completas de personagens em fóruns bem antes do jogo ser lançado. O caso mais recente foi com Street Fighter X Tekken, que foi lançado em março, mas já tinha seu elenco “vazado” desde janeiro.

Em outras áreas da tecnologia isto também acontece bastante: mais de uma vez, um funcionário distraído da Apple simplesmente “esqueceu” um protótipo de algum produto muito esperado – como um iPhone, por exemplo – em um boteco. Em 2010, um protótipo do iPhone 3GS foi encontrado pelo pessoal do site Gizmodo, e o tal vazamento virou até caso de polícia. Antes do lançamernto do iPhone 4S, a história se repetiu.

Fica a dúvida: será que o tal Lupinko e tantos outros “vazadores” de informações não são funcionários das próprias empresas, que “acidentalmente” divulgam informações para analisar a recepção do público?

Informações vazadas: realidade ou estratégia de marketing?

Street Fighter X Tekken: elenco "vazou" antes da hora.

Não estamos questionando a forma como o marketing das empresas age, afinal, isso é assunto deles, que agem como bem entenderem. Mas, não seria muito mais fácil se elas simplesmente abrissem o jogo e revelassem tudo oficialmente de uma vez?

Claro que, existe a enorme possibilidade de que algo vazado “ilegalmente” atraia bem mais a atenção da mídia e do público do que um anúncio oficial. Todo mundo adora acreditar que está sendo esperto, acessando algo que não devia.

Mas aí a gente cai neste impasse: afinal o que é realmente vazado e o que foi estrategicamente plantado pela empresa para chamar a atenção? No final das contas, parece que eles fingem que algo vazou, a gente finge que acredita, e continuamos neste pequeno círculo vicioso de mentiras.

Vazamento de informações: você acredita ou não? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

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