Inteligência Artificial coloca Andre Matos para cantar Rebirth, do Angra
Sim, nós vamos falar de Inteligência Artificial de novo, e desta vez o envolvido é um cara que já nos deixou, mas que ainda é muito querido por todo fã de rock. Andre Matos, que faleceu em 2019, “cantou” Rebirth através da intervenção da tecnologia.
A IA tem sido usada de muitas formas no mundo da música, como no AISIS, o álbum “de inéditas” do Oasis onde uma banda usou a voz de Liam Gallagher para fazer um disco que “nunca vem”. Ou com o Homer Simpson cantando Artic Monkeys. Mas é claro que o uso da voz via Inteligência Artificial também rende debates, com o dublador de Snake, de Metal Gear Solid, sendo radicalmente contra o uso de sua voz em qualquer coisa, sem seu consentimento.
Voltando ao Andre Matos, o lendário cantor de Angra, Viper, Virgo, Symfonia e Shaman “gravou” Rebirth com ajuda da Inteligência Artificial, já que não foi ele que gravou o disco do Angra de 2001. Andre já tinha saído da banda nesta época, sendo Edu Falaschi o responsável por dar voz a um álbum histórico, que inclusive ganhou história em quadrinhos para celebrar seus 20 anos de vida.
Quem colocou Matos na voz de Rebirth foi o desenvolvedor Hygor Braga. Ele manteve tudo o que pode de original na faixa, mudando apenas a voz, deixando Andre Matos cantando o clássico. Vale ressaltar que a IA não consegue (ainda) entregar algo que seria exatamente a entrega de Matos em uma gravação, não conseguindo, desta vez, replicar os agudos do cantor, já que usa a voz de Falaschi de base.
Mas se você gosta do Andre e gostaria de ouví-lo cantando Rebirth, mesmo que de forma artificial, então é só dar o play abaixo:
E se quiser comparar, aqui segue a canção original: