Tenso: Investidores da Microsoft querem o fim do Xbox, dos tablets Surface e do buscador Bing

14 de fevereiro de 2014

Tenso: Investidores da Microsoft querem o fim do Xbox, dos tablets Surface e do buscador Bing

O Washington Post comentou que dois dos principais investidores da Microsoft querem que eles se livrem o quanto antes do Surface, do Bing e – respire fundo – do Xbox. Parece coisa de maluco, mas vamos explicar os motivos.

Os investidores, segundo o jornal, estão pressionando a Microsoft para abandonar todas as divisões que não sejam relacionadas ao Windows pois não as julgam essenciais. Para eles, o foco da companhia deveria ser o que a companhia sempre fez: vender software para empresas. Para eles, vendas para consumidores domésticos justificam os prejuízos recentes.

Esta pressão começou recentemente quando o novo CEO da MicrosoftSatya Nadella assumiu seu cargo e por ainda estar “verde”, não conta com a teimosia do antigo chefão, Steve Ballmer, em manter todas estas divisões e ainda se aventurar em outros mares, como a repaginação do Windows Phone, por exemplo.

Em números, a preocupação dos acionistas se explica: a divisão de Windows teve baixas com o Windows 8 porém as vendas continuam firmes e fortes. Porém o Surface, a aposta da Microsoft no mercado de tablets deu um prejuízo de US$900 milhões, o Bing não chega aos pés do Google como buscador e o Xbox One, embora esteja longe de ser considerado um fracasso, não tem conseguido vender mais que o Playstation 4, seu concorrente direto.

Mas independente do muito ou pouco prejuízo – ou mesmo nenhum, se falarmos de toda a carreira do Xbox – estes investidores tratam todas estas divisões como problemáticas e pedem o fim de todas para que a Microsoft foque-se apenas em um objetivo: software de computador. Mas embora Ballmer não seja mais o CEO, vale lembrar que ele continua na empresa, e conta com a companhia de Bill Gates, que não se importa em inovar e deve ajudar a Microsoft a continuar como está.

Como mencionado, o próprio Nadella aparentemente não tem muita vontade de mudar algo neste momento. De acordo com o andar da carruagem, a Microsoft deve continuar como está.

Mas se estes investidores forem ouvidos, o que seria do Xbox? Seria vendido para alguma empresa ou seria simplesmente extinto? E o Xbox One, será que vai brilhar a ponto de agradar os investidores? O que o futuro reserva opara os “caixistas”? Deixe sua opinião nos comentários.

Via Washington Post

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais