Já é possível rodar Crysis num netbook ou num smartphone?
Crysis é notório por necessitar de configurações de hardware absurdas – apenas aparelhos de altíssimo nível conseguem rodar o jogo. Mas surgiu uma alternativa recente que permitirá aos gamers do mundo todo rodarem Crysis em PCs comuns, em televisões ou até mesmo em smartphones. Do que estamos falando? Cloud Gaming.
Cloud Gaming nada mais é que um serviço sob demanda no qual seus jogos preferidos são transmitidos para seu computador ou televisor via streaming (como se fosse um vídeo do Youtube). O melhor disso tudo é que tal tecnologia acaba eliminando a necessidade de ter um hardware moderno, pois o único requerimento do Cloud Gaming é ter uma conexão de banda larga de alta velocidade. Outro ponto positivo dessa tecnologia é que ela pode combater de frente com a pirataria, pois o usuário necessita fazer um cadastro no site para poder usufruir dos jogos.
Os sistemas de Cloud Gaming
Existem hoje em dia cinco sistemas conhecidos de Cloud Gaming: OnLive, Gaikai, HD720, Full Circle e Otoy.
Onlive
É o melhor e mais famoso serviço de Cloud Gaming do mundo. A OnLive iniciou suas atividades recentemente, no dia 17 de junho apenas. Por meio de um micro-console que pode ser conectado ao PC ou à televisão, o usuário pode jogar todo e qualquer game disponível no programa. Para uma boa perfomance em seus serviços, a empresa recomenda a mínima conexão de 1,5Mbps para resoluções standard(480p) nos jogos e 5Mbps para conexões HD (720p). Confira abaixo a OnLive rodando num iPad.
Gaikai
Apresentada na Game Developers Conference 2009, se difere da sua concorrente OnLive pelo fato de não utilizar nenhum console para realização de seus serviços, optando por sua vez, um web browser. Em sua demonstração, a empresa prometeu rodar jogos e até aplicativos (Photoshop por exemplo) , dentro do browser.
720HD
O 720HD é um console feito pela empresa SpawnLabs que também funciona com Cloud Gaming. Neste caso, o console possui entradas USB para a conexão de controles tanto do Xbox 360 quanto do PlayStation 3. Uma característica interessante do 720HD é que o usuário poderá fazer streaming de seu jogo para outros usuários do sistema.
FullCircle
O FullCircle, oriundo da empresa MechaWorks, é um software de Cloud Gaming que conta com uma característica interessante: ele fecha o sistema operacional do PC ao iniciar algum jogo, obtendo uma maior performance dos games. Ele ainda permite a utilização de 3 monitores, fazendo com que o usuário possa ver filmes em Blu-ray, navegar na internet e jogar – tudo ao mesmo tempo.
Otoy
Mais uma empresa que utiliza um browser de web para rodar os jogos. Sua principal vantagem em relação a outras é poder rodar em smartphones e celulares. Confira abaixo um vídeo do Otoy funcionando em um celular Samsung.
E o Brasil?
Essa tecnologia é muito interessante, sem dúvidas, mas e as chances de nós brasileiros podermos disfrutá-la? São pequenas, por enquanto. O principal obstáculo, agora, é a internet de banda larga, que ainda é um privilégio de poucos em terras tupiniquins. De acordo com a revista Veja, no Brasil, apenas 1 em cada 10 brasileiros tem banda larga superior a 2Mbps e o custo de 1Mbps no país é mais que o triplo do custo nos Estados Unidos, como podemos ver abaixo.
Além disso, existe também a questão dos servidores. Jogar no Brasil com servidores nos Estados Unidos será extremamente difícil, portanto o ideal seria que esses sistemas como a OnLive e o Gaikai estabelecessem servidores tupiniquins, para melhorar e facilitar a jogatina via Cloud Gaming. O jeito é esperar e torcer para uma tecnologia assim se popularizar e querer abranger vários mercados (e incluir o Brasil nisso).
(Com informações do Defender Team)