Já é possível comprar games com Bitcoin, confira locais que aceitam a moeda
Goste ou não, ache você que seja uma bolha, ou não, o fato é que o Bitcoin tem crescido a cada dia, não só em valor, mas em aceitação. Como uma moeda que é, algumas empresas observam o seu potencial e com o passar do tempo, a moeda criptografada vai sendo aceita em vários locais. Para quem tem a moeda e gostaria de comprar games com ela, separamos alguns locais pela Internet que já aceitam o Bitcoin como forma de pagamento.
A tendência é a de que, com maior popularização e mais confiança do público em geral, que ainda olha com certo temor para a moeda, mais pessoas tenham carteiras digitais com a moeda, e comprem e vendam com ela, fazendo com que mais gigantes passem a aceitá-la, em um processo que, apesar de diferente, se mostra bem prático e seguro, além de ser ótima aliada no que diz respeito aos já conhecidos problemas de conteúdo por região.
Lembrando que, para todas as compras, é preciso ter a carteira virtual, conhecida pelos usuários da comunidade e, obviamente, Bitcoins em sua carteira. E também que estamos apenas explicando sobre possibilidades, não tendo nenhum caráter publicitário no texto, não nos responsabilizando por qualquer coisa que aconteça. Nossa sugestão é a de pesquisar bastante o que lhe interessa antes de fazer qualquer compra, seja em Bitcoin ou em Reais.
Twitch
O Twitch permite que seus usuários pague pelos seus serviços usando Bitcoin. Primeiro, a Amazon, proprietária do serviço de streaming, fez parceria com a Xsolla que oferecia, além da moeda, a oportunidade de pagar por seus serviços utilizando 600 métodos diferentes. Mas, após o serviço parar de trabalhar com a moeda, o parceiro atual é a Coinbase, e com esta brecha, as expectativas de que a Amazon passe também a aceitar a moeda são bastante altas.
Humble Bundle
Desde 2013, o serviço de venda de jogos, que oferece em pacotes que, variando o preço que você escolha pagar, aumente os itens disponíveis, aceita o Bitcoin. No FAQ (em inglês e você pode ler aqui), é explicado que a moeda só é aceita quando o valor está em dólares, ficando indisponível para o usuário europeu, que paga em euro. Também foi atualizado no mesmo FAQ que apenas algumas vendas estão disponíveis com a moeda, que se une a PayPal e muitas outras formas de pagamento.
Steam
Já faz um ano que a Steam aceita Bitcoin como forma de pagamento. Ao comprar o jogo, a opção de pagar com a moeda é exibida e, quando escolhida, o usuário é levado ao site do Bitpay, parceiro da Steam neste tipo de recebimento, e que será o responsável por intermediar a compra.
Xbox Live
A Microsoft aceita as moedas e tem até um FAQ em português ensinando a inserir créditos em sua conta, porém ao tentar adicionar formas de pagamentos em contas brasileiras, temos apenas a opção de adicionar cartão de crédito. Porém, usuários de Xbox sabem que é possível trocar a região da conta os Estados Unidos, que amplia o leque de opções e consequentemente, a possibilidade de pagar por jogos com Bitcoin.
Playstation Store
A Sony ainda não aceita as moedas em caráter oficial, porém, como os seus cartões com créditos são comercializados livremente, sites como o eGifter, que vendem os cartões de forma online, aceitam Bitcoin como forma de pagamento. Você pode acessar o FAQ para entender melhor e não se esqueça que créditos em dólar apenas se a sua conta na PSN for US, ok?
Nintendo eShop
É a mesma situação do Playstation, mas com uma ajuda ainda maior, já que a Nintendo não está no Brasil de forma oficial, o que significa que os bitcoins podem ajudar muito a quem quer comprar jogos para o Switch no Brasil e sabem das dificuldades que existem, que exige, por exemplo, que se crie uma conta em outro país. O eGifter também serve como exemplo de loja virtual e o mesmo FAQ acima é útil nesta situação.
Lojas Online
Já existem, mesmo que ainda poucas, lojas online de pequenos empresários que aceitam Bitcoin como forma de pagamento. As lojas são as mesmas de sempre: vendem games, hardwares, mídias digitais e acessórios, porém aceitam as moedas como forma de pagamento. O importante aqui, antes de sair gastando o seu dinheiro sem pensar, é pesquisar bastante sobre a loja, conferir sua reputação em sites como o Reclame Aqui, sua situação junto aos órgãos competentes e até procurar pessoas que já compraram nela anteriormente. Infelizmente, os altos índices de problemas com vendas online, nos fazem ter que olhar com muito cuidado para qualquer compra deste gênero.