Já é possível jogar Dreamcast no Rapsberry Pi, o mini computador de 100 reais

21 de abril de 2015

Já é possível jogar Dreamcast no Rapsberry Pi, o mini computador de 100 reais

Com a disseminação de sistemas com código livre e a simplicidade de programar, qualquer um com o mínimo de experiência pode criar seus próprios softwares e mods. E entre várias novidades agora temos um emulador de Dreamcast para o Rapsberry.

E foi o que aconteceu com um usuário chamado SKMP, que simplesmente destrinchou o Rapsberry Pi, um pequeno computador que custa 35 doláres, e levou ao limite seus 1GB de memória RAM e processador quadcore de 900Mhz, emulando um promissor emulador de Dreamcast.

Em um vídeo publicado, é mostrada a performance do emulador rodando Soul Calibur. E não é que ficou bom? A promessa é que melhorias sejam feitas para estabilizar a performance e tornar jogos ainda mais pesados jogáveis. Veja o vídeo abaixo:

O grande barato do projeto é justamente esse: que tal carregar por aí todos os clássicos do último console da nossa querida Sega em um computador do tamanho de uma caixa de fósforo e que custa mais ou menos 110 reais, podendo ligar em qualquer TV HD e usar qualquer controle compatível com PC? Lembrando que o Pi já conta com diversos emuladores retrô, incluindo Nintendo 64 e o primeiro Playstation.

Não custa lembrar: a Arkade em momento nenhum apoia a pirataria e observou esta iniciativa como um bom trabalho de programação. O lance não envolve o emulador em si, já que vários existem por aí, e sim o fato de que tudo funciona bem em um computador que não é um sinônimo de alto desempenho. Ninguém compraria um Rapsberry apenas para jogar games “tradicionais” e isso mostra como o trabalho foi bem feito.

A pergunta que fica é: será que num futuro próximo, com versões melhores do Rapsberry Pi saindo, poderemos ver emuladores funcionais de Playstation 2 e Wii?

(Via: Retrocollect)

Comente nas redes sociais