Já se passaram quatro anos desde que Metroid Prime 4 foi “reiniciado”. E até agora, nada.
Em 2017, a Nintendo apresentou Metroid Prime 4 para o Nintendo Switch. Dois anos depois, em janeiro de 2019, a mesma Nintendo veio à público dizendo que havia recomeçado a produção do zero. E estamos em 2023, quatro anos após tal “reset”, e mais nada foi falado a respeito.
Nestes quatro anos, tivemos um novo Metroid, o Dread, o Nintendo Switch se consolidou como um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, a nova geração chegou e até o próprio Switch já vive em meio a notícias e rumores de um potencial sucessor. Até entramos e saímos de um lockdown quase que global devido à pandemia de covid-19. E nada do Metroid Prime 4.
Lembra desse vídeo?
O game desenvolvido no início foi reiniciado e transferido para a Retro Studios. A Nintendo explicou que o desenvolvimento anterior, o anunciado em 2017, “não atendiam os padrões da Nintendo“, com uma “decisão difícil” sendo tomada para o reboot.
Na ocasião, o executivo-chefe da Big N, Shinya Takahashi, explicou no vídeo a situação:
“Desde o anúncio, não conseguimos apresentar uma atualização. Embora isso seja lamentável de dizer, devemos informar que o atual progresso no desenvolvimento não atingiu os padrões que buscamos para uma sequência de Metroid Prime. Determinamos que o atual status e desenvolvimento do jogo é muito desafiador. E tivemos que tomar uma decisão difícil, como um time de desenvolvimento”.
E isso foi a última coisa que ouvimos falar de Metroid Prime 4. Nenhum trailer, nenhum depoimento, nem uma nota de cancelamento ou o que pudesse trazer qualquer notícia, boa ou ruim, sobre o desenvolvimento. Metroid Dread, no entanto, veio e agradou com a sua proposta focada nos jogos originais, deixando os fãs satisfeitos e um pouco menos preocupados com um jogo que não dá sinais de vida há quatro anos.
Metroid Prime 4 era um dos games mais aguardados para o Nintendo Switch, que já está cumprindo seu ciclo de vida, e até agora não houve mais nada sobre o jogo. Só nos resta especular, para saber se a Big N já está pensando no game para o próximo console, ou se o desenvolvimento segue turbulento, a ponto de não existir nenhum trailer sobre seu progresso. O máximo que temos a respeito é um rumor, dentre vários que apareceram nesses anos, afirmando que “de 2023 não passa” o anúncio do game. Será?