Japan House está com uma exposição com 126 brinquedos históricos japoneses
Uma exposição bem interessante, chamada ‘Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses’ está em exibição na Japan House São Paulo, a partir de 27 de junho até 12 de novembro. Esta cativante exposição mergulha na cultura japonesa através do prisma dos brinquedos.
A mostra traz uma coleção com 126 peças, incluindo algumas que têm meio século de existência, mas ainda mantêm sua popularidade intocada. Além disso, apresenta brinquedos desenvolvidos com foco na segurança e praticidade, jogos e personagens icônicos originários do Japão que conquistaram o mundo e uma linha do tempo que narra a evolução do brinquedo desde o período pós-guerra no Japão. A exposição é apoiada pela revista ‘ToyJournal’, publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio.
Os brinquedos, segundo a Japan House, transcendem a mera função de objetos de entretenimento. Eles desempenham um papel vital no desenvolvimento das crianças, estimulando a imaginação e as habilidades sociais, promovendo noções de compartilhamento e cooperação. Além disso, eles evoluem constantemente, refletindo a cultura e os estilos de vida da sociedade. Ainda segundo a casa de exposição, os fabricantes japoneses se inspiram na vida cotidiana para ajudar as crianças a compreender e se relacionar com o mundo ao seu redor.
Ao explorar a exposição, os visitantes terão a chance de perceber como os brinquedos japoneses refletem a história e o modo de vida do Japão. Além disso, poderão descobrir semelhanças e diferenças entre os brinquedos japoneses e brasileiros, além de experimentar alguns aspectos da cultura japonesa de maneira lúdica e divertida.
A exposição também destaca a influência global da indústria de brinquedos japonesa, apresentando brinquedos que se tornaram conhecidos em todo o mundo. Os visitantes podem se deparar com personagens e jogos que fazem parte da infância brasileira, mas que têm raízes no Japão.
A exposição também oferece um espaço especial onde os visitantes podem interagir e experimentar alguns dos brinquedos. Como ressalta Natasha Barzaghi Geenen, curadora e diretora cultural da Japan House São Paulo, brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social das crianças, estimulando a imaginação, a cognição, a coordenação motora e o aprendizado de valores como compartilhar, cooperar e comunicar.
“Dōshin”, que significa “coração infantil”, é uma palavra que busca despertar a identificação e empatia através dos brinquedos que fizeram sucesso globalmente, ao mesmo tempo em que apresenta elementos do cotidiano japonês que podem ser encontrados apenas no Japão. É uma oportunidade única para reconhecer as diferenças e semelhanças entre as culturas por meio do universo lúdico dos brinquedos.
Além disso, a exposição destaca algumas tendências recentes do mercado de brinquedos no Japão, como quebra-cabeças e jogos analógicos, que ganharam popularidade como passatempos caseiros durante a pandemia.
Serviço: Exposição ‘Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses’
Curadoria: Natasha Barzaghi Geenen e Gabriela Bacelar
Apoio: ‘ToyJournal’, revista publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio
Período: de 27 de junho a 12 de novembro de 2023
Custo: entrada gratuita
A exposição conta com audiodescrição, libras e bancada com elementos táteis como recursos de acessibilidade.
Evite filas e programe seu passeio (agendamento opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br
Japan House São Paulo | Segundo andar
Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo