Joe Pesci evitou propositalmente Macaulay Culkin para o bem de Esqueceram de Mim
Esqueceram de Mim é um dos filmes de Natal mais queridos de todos os tempos. Estreando nos cinemas nos dias festivos de 1990, a aventura de Kevin McCallister, vivido por Macaulay Culkin diverte até hoje, com a dupla Joe Pesci e Daniel Stern deixando tudo mais legal, ao viver os atrapalhados ladrões que, sem sucesso, insistem em assaltar a residência do garoto.
Muito do sucesso do filme se dá à química nas filmagens entre o então menino Macaulay e Joe Pesci. Como eles interagem boa parte do filme juntos, em um “jogo” de gato contra o rato no melhor estilo Looney Tunes de ser, a atuação de ambos juntos funcionou muito bem, e deixou o filme mais divertido do que poderia ser.
Joe Pesci, recentemente, compartilhou com a revista People uma decisão que teve, para o bem das gravações: o ator decidiu ter o mínimo de contato possível com o garoto Macaulay durante as gravações, evitando o menino a todo momento que pudesse.
“Eu me lembro de Macaulay como um garoto muito doce e, mesmo na idade dele, muito profissional. Eu limitei intencionalmente minhas interações com ele para preservar a dinâmica entre seu personagem, Kevin, e meu personagem Harry.”
A decisão tem uma razão simples: o ator queria manter que a relação entre os personagens do filme fosse hostil. E uma proximidade com o ator mirim no set poderia dificultar, de alguma forma, a essência do longa, que é a de um ladrão tentando a todo custo efetuar seu roubo, com um garoto usando de tudo o que tem, para proteger o seu lar.
“Eu não queria que aparecesse na tela que éramos de alguma forma amigáveis um com o outro. Eu queria manter a integridade do relacionamento adversário.”
Nem precisamos dizer que a ideia deu muito certo. Esqueceram de Mim custou US$ 18 milhões, mas arrecadou US$ 500 milhões, mantendo por 21 anos o recorde de maior bilheteria da história da comédia. A dupla ainda participou de uma sequência, em que Kevin, desta vez, é “esquecido” no aeroporto e vai parar, sozinho, em Nova York, onde reencontra a dupla de ladrões.