Um jogador encontrou uma maneira de levar a Realidade Virtual para o Switch
Já falamos sobre o interesse da Nintendo de voltar a trabalhar com Realidade Virtual, após a sua experiência um tanto quanto confusa com o Virtual Boy. Mas, durante o ano, o que vimos de concreto foi o Switch, com sua proposta de console de mesa e portátil em um só videogame, e que até conta com a simpatia da Nintendo para ser o novo explorador da tecnologia com jogos do Mario e de outras franquias da casa.
Mas a verdade é que não temos nada de Realidade Virtual até o momento. Com isso, para ter uma noção do potencial do console para a tecnologia, o canal Nintendrew fez por si mesmo o teste. No vídeo, um Switch ganhou a companhia de um headset Durovis Dive 7, e através do navegador que conta no dispositivo ele foi até o Youtube assistir a um vídeo de Ocarina of Time, devidamente formatado, percebendo apenas alguns problemas na qualidade do vídeo, ocasionadas pela largura da tela.
Sua conclusão foi a de que a Nintendo poderia continuar a experimentar a tecnologia, usando como argumento uma entrevista com o presidente da Big N, Tatsumi Kimishima, em que ele disse que a empresa quer trabalhar quanto ao uso contínuo por várias horas, e que estão de olho no que anda acontecendo a respeito.
A Nintendo deu um passo maior do que a perna ao lançar em 1995 o Virtual Boy, desenvolvido pelo mesmo Gunpei Yokoi que desenvolveu o Game Boy em 1989. O sistema, embora contava com a boa intenção de levar uma tecnologia revolucionária para a época, esbarrou na questão gráfica, pois utilizava apenas uma paleta de cores — e a pior possível, vermelha –, além de contar com relatos de vários usuários que sentiam dores de cabeça. Logo o console foi descontinuado e nunca mais a empresa trouxe algo neste sentido, mesmo nos dias atuais, com o Oculus Rift e o Playstation VR ajudando na consolidação da tecnologia.
Via (The Verge)