Jogamos Keen, puzzle brasileiro com referências de Zelda e o Metal Gear para MSX
Salas pequenas, puzzles variados para resolver e inimigos para se derrotar de maneira estratégica. Que delícia! Esse tipo de jogo era muito comum e divertido. Para citar alguns, podemos falar de Legend of Zelda: A Link to the Past, o lendário Goof Troop e os mais lendários ainda dois primeiros jogos da série Metal Gear, para o MSX.
Com essa rica inspiração, o pessoal da Cat Nigiri, estúdio localizado em Florianópolis – SC, está desenvolvendo o seu Keen, game que traz a simplicidade no gameplay, com puzzles de fritar o cérebro. Tudo como era antes, mas de maneira positiva.
Jogamos a Pre-Alpha demo do game, com cinco fases, que já servem para nos mostrar o que aguarda os fãs do gênero, que já deram a luz verde no Greenlight da Steam.
A primeira coisa que vemos aqui, com muita qualidade, é o trabalho de arte do game. Claramente inspirado na era dos 8 e 16 bits, o visual colorido se mistura a um tom sombrio cartunesco, deixando claro uma proposta mais séria, até sangrenta, porém contada de maneira divertida, no melhor estilo Cartoon Network dos anos 90. A protagonista, sempre brava, é carismática e com seu “rosa-neon”, se destaca por todos os cenários. E falando em neon, tem bastante disso no game, o que dá mais ar de old school pra ele.
Keen oferece um gameplay interessante. Apesar de todas as referências que citei, a parada aqui funciona mais como um puzzle do que um adventure. Sim, temos salas e desafios, porém a personagem só se desloca nos pontos extremos da sala, sendo necessário então o uso do raciocínio para guiá-la pelas fases. Para “piorar”, o jogo te desafia com as famosas “três estrelas”, exigindo, além do fim da fase, desempenhos do tipo “terminar em menos de X segundos” e “terminar sem morrer”. Tais estrelas fazem com que o jogo fique ainda mais desafiador.
O bacana é que em um mesmo nível, os desafios são variados: em uma sala, você precisa encontrar uma chave, em outra, é preciso desbloquear a porta acertando pilares na sequência correta e em mais uma sala, a vez é de derrotar os inimigos, passando a espada em todos. Vale mencionar que os confrontos aqui rolam “em turnos”, já que ao deslocar a sua personagem, os zumbis ou robôs também andam, tentando se aproximar de você para lhe tirar um coração. Manter distância e atacá-los na hora certa é a chave do sucesso.
E uma outra boa surpresa acontece na quinta fase. Com uma invasão em uma fábrica que lida com lavagem cerebral, o desafio, além de passar pelo complexo, é de encontrar a sala do chefe e encarar uma Boss Battle bem criativa: o chefão se movimenta de maneira semelhante aos seus “capangas”, que estão lá para te atrapalhar, mas ao ser atingido, ele solta uma mina que vai explodir se você passar por cima dela, ou vai desativar em alguns turnos. O combate é bem simples, mas desde já vai exigir do jogador um pouco de paciência para conhecer melhor o jogo e conhecer a partir dali, as novas fases que virão.
Keen ganhou sinal verde do Greenlight e está com sua versão Pre-Alpha disponível no site do projeto. Tem previsão de lançamento para o começo de 2017 e terá versões para Windows, Mac e Linux.