Jogo indie The Swapper respeita sua inteligência
Hoje em dia, dificilmente vemos ousadia (e alegria) nos games. As grandes produtoras vivem com medo de perder suas fortunas apostando em inovações e por isso a galera indie têm terreno livre para trazer grandes experiências, como The Swapper, game que você vai conhecer agora.
The Swapper te coloca em uma estação espacial perdida, e só. Sem parceiros e sem armas de destruição em massa: apenas um aparelho que pode projetar quatro cópias de si mesmo. E toneladas de puzzles para serem resolvidos. Puzzles estes engenhosamente planejados, que prometem tomar muito do tempo do jogador, apesar de não serem dos mais difíceis. O game não leva o jogador pela mão como tantos jogos modernos fazem. Ele deixa você e sua capacidade de dedução assumirem o comando.
Vale lembrar que o game não oferece combates, logo também não oferece evoluções nem novos equipamentos. Você vai terminar o jogo praticamente da mesma maneira como começou. E, embora tudo isso soe bem repetitivo e cansativo, até que o jogo consegue diversificar nos seus muitos quebra-cabeças, fazendo do seu gameplay de fato algo inovador e diferenciado, mesmo sendo na raiz um game de plataforma.
A história do jogo vai se desenrolando de acordo com a sua exploração em uma estação, revelando detalhe por detalhe, às vezes até exagerando um pouco. São mensagens ou detalhes no cenário que se unem ao quase silêncio do jogo – acompanhado da música melancólica que aumenta o clima desejado pela equipe de desenvolvedores.
E o visual é todo simplista. Poucas cores, muita sombra e a sensação de se estar “sozinho no mundo” desempenham um papel especial para construir a atmosfera do game. É notório o bom trabalho da equipe da FacePalm em criar exatamente o ambiente visual desejado, compensando as fracas animações e personagens.
Inovação realmente anda muito em falta nos games atuais. O bom trabalho da produtora com The Swapper nem foi tão inovador assim, afinal sua espinha dorsal é idêntica a de milhares de games que vieram antes. Porém a decisão (ousada hoje) de não dar foco ao combate, de não ajudar o gamer a se localizar no universo do jogo e seus inúmeros puzzles que não são impossíveis mas forçam positivamente a mente fazem desta iniciativa indie algo que merece a atenção de todo jogador que sente falta de games que respeitam sua inteligência.
The Swapper está disponível para PC. O game custa R$24,99 no Steam.
(Via: Facepalm Games, Polygon)