Jogos Digitais – Como eles podem ajudar o seu negócio

28 de julho de 2019
Jogos Digitais - Como eles podem ajudar o seu negócio

Quem é um empreendedor experiente – ou até mesmo quem está dando os passos na carreira do empreendedorismo – já ouviu falar o quanto a internet é importante e o quanto a presença online faz a diferença para melhorar e divulgar um negócio.

Isso é fato, tanto que hoje em dia a maioria dos empreendedores não questiona qual é a relevância de um site, mas sim as estratégias e os resultados que esse site trará para o negócio. 

Por falar em site, não tem como citar a importância da presença digital sem falar de hospedagem de sites. Esse recurso é essencial para que qualquer projeto web ganhe vida no mercado. 

Sabendo disso, o empreendedor pode optar por uma hospedagem compartilhada (ideal para sites institucionais) ou uma hospedagem VPS (perfeita para e-commerces graças ao bom desempenho que ela proporciona). 

Seja qual for o tipo de hospedagem de site adotado pelo empreendedor, o importante depois disso é saber usar esse site da melhor maneira possível em suas estratégias.

Falando em estratégias, uma das mais eficientes para trazer benefícios ao negócio é a utilização de jogos digitais. E é isso que veremos mais adiante neste post. 

Bem-vindo à era dos jogos

Em plena era digital em que vivemos, não é de se estranhar o quanto os games digitais estejam presente no nosso dia a dia. 

Exemplos disso não faltam e vão desde uma pessoa no consultório do dentista jogando em seu smartphone para passar o tempo, até grandes campeonatos de jogos sendo noticiados pela mídia. 

O League of Legends está aí para provar o fascínio dos games na era da internet. A quantidade de fãs que ele possui em nada perde para a horda de admiradores de Marvel ou DC, dois outros grandes redutos da cultura pop moderna.

Essa presença maciça dos jogos digitais também se reflete no modo como as empresas podem interagir com o seu público-alvo. 

Em alguns casos, tais jogos podem ser utilizados internamente, no dia a dia das empresas para estimular o engajamento dos funcionários com o trabalho.

Essa utilização dos jogos digitais para desenvolver habilidades dos funcionários, ou simplesmente com o intuito de interagir com o público e divulgar algum produto ou marca já tem até nome: Gamificação.

A Gamificação (não estranhem se vocês também lerem por aí o termo “ludificação”) aos poucos está se tornando comum no dia a dia das empresas, reforçando ainda mais a influência que os jogos digitais exercem no atual cenário em que vivemos.

A presença da Gamificação nos negócios

O marketing digital, assim como a internet já não é o mais mesmo de anos atrás. Se em tempos atrás bastava muitas vezes uma empresa se contentar com um site, hoje em dia é necessário pensar também em ter um blog, investir em e-mail marketing e outros canais.

A disponibilização de ferramentas de automatização de e-mails, como o Mailchimp, por exemplo, mostra o quanto essa estratégia pode ser utilizada com o intuito de gerar mais engajamento e captação de leads.

No caso da utilização dos jogos digitais em um negócio, é possível dizer que eles aparecem para enriquecer ainda mais a aproximação do empreendimento com o seu público de consumidores.

Porém, de nada adianta elaborar um jogo divertido, lúdico e contagiante se ele não estiver encaixado em uma estratégia de marketing. 

Por isso, é preciso refletir sobre qual é o objetivo do game que será criado. É divulgar um produto, captar leads, mostrar que a sua marca é responsável socialmente ou apenas para reforçar as ações de branding? Ou tudo isso ao mesmo tempo?

Desse modo, o jogo deve ser pensado e planejado seguindo os objetivos que o negócio pretende alcançar.

A utilização dos jogos em uma empresa

Um dos benefícios que os jogos digitais podem trazer para uma empresa diz respeito ao melhor engajamento e treinamento dos funcionários. 

Sendo assim, desenvolver jogos que facilitam aos colaboradores aprenderem algum determinado tema importante para o trabalho deles tem tudo para trazer resultados positivos.

Isso ocorre porque os games, de uma forma geral, são instigantes e estimulam o jogador a superar fases trazendo alguma recompensa. No caso de uma empresa, isso funciona como uma forma de ensinar por meio do entretenimento.

Fora isso, o desenvolvimento de um jogo para uma plataforma móvel se torna uma maneira inteligente de obter presença digital, pois esse game pode ser direcionado para os consumidores com o objetivo de oferecer a eles algum benefício relacionado com a sua marca. 

Logo abaixo veremos brevemente alguns outros exemplos de situação em que os jogos digitais podem ajudar nas estratégias de negócios de uma empresa. 

Fidelização

Disponibilizar recompensas por meio de um jogo pode ser uma excelente estratégia para fidelizar clientes. Dessa maneira se torna mais fácil divulgar a marca e atrair os clientes para mais perto de você.

Divulgação

Quer divulgar um produto? Simples, lance jogos práticos e fáceis por meio de um hotsite ou um aplicativo. Tudo isso aproveitando para mostrar as qualidades do referido produto. 

Aumente o engajamento

Ao utilizar os jogos digitais no seu negócio, é importante contar com métodos precisos para mensurar os resultados. Quantas pessoas foram engajadas? Quantas pessoas abandonaram o jogo? Quais os motivos desse abandono?

Enfim, essas são algumas indagações que o empreendedor deve saber responder para avaliar de maneira correta as ações e os resultados obtidos após a aplicação do game digital.

Conclusão

A indústria dos games movimenta milhões todos os anos. A cultura pop está recheada de ícones relacionados a personagens de videogames. 

Além disso, campeonatos de games lançam na mídia ciberatletas que hoje são quase tão populares quanto um Cristiano Ronaldo na vida.

Por tudo isso, é fácil identificar a importância dos games no cotidiano dos diferentes públicos. Portanto, saiba mais sobre a gamificação e entenda como usá-la para engajar o público do seu negócio.

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