Joguei o port de fã de Cadillacs and Dinosaurs para o Mega Drive

29 de novembro de 2022
Joguei o port de fã de Cadillacs and Dinosaurs para o Mega Drive

Foram quase 30 anos de espera, mas enfim Cadillacs and Dinosaurs está chegando a um console. Graças aos bons projetos feitos com a SGDK, o Mega Drive está recebendo muita coisa boa, nos últimos meses. Assim, muitos desenvolvedores independentes estão criando vários games e, assim, também fazendo algumas “correções históricas”.

Duas delas chamam muito a atenção. Final Fight, por exemplo, nunca teve um port para o console, pois foi lançado apenas para o Super Nintendo, e com limitações, mas um projeto está, enfim, levando o game, com muita qualidade, para o 16-bits da SEGA. E o primeiro Mortal Kombat, que teve um port questionável para o console, recebeu uma versão definitiva, cheia de correções e melhorias.

O momento é ótimo para os fãs de games antigos. A evolução tecnológica permitiu que o alcance aos games se ampliasse. São emuladores, cartuchos Everdrive, versões modernas de videogames e muito mais, que garantem não apenas o acesso aos clássicos, como as possibilidades de se curtir os games assim como no passado. Eu mesmo jogo meu Mega Drive ligado em uma TV de tubo.

Joguei o port de fã de Cadillacs and Dinosaurs para o Mega Drive

Dito tudo isso, vamos então comentar sobre o Cadillac and Dinosaurs feito pelo fã. Dei uma boa olhada no game, embora entenda todas as suas limitações e o fato de que é um jogo de fã, e não um port oficial da Capcom. E isso significa muita coisa, em muitos aspectos.

Por exemplo, o game não está entre os mais lapidados. Não há barras de energia para inimigos, o começo da fase é estranho, pois o mapa do local da fase fica até o personagem andar, e os inimigos estão um tanto desbalanceados. Além disso, não há itens para quebrar no cenário, com os frangos ficando no chão, ao invés de estarem dentro do lixo. E também não há muita arma para pegar.

Mas nada disso é um problema, pois, novamente, estamos jogando um game feito por fã, e disponível gratuitamente para jogar onde rodar um game de Mega Drive. São apenas pontos, onde, naturalmente, seu desenvolvedor poderá melhorar e corrigir, e se quiser. Pois tratando-se de um projeto de fã, tudo depende da disponibilidade e do interesse do mesmo.

Mas vamos falar da qualidade do game, que é o que importa. O visual, dentro das limitações do Mega Drive, está surpreendentemente bom. Todos os cenários do game foram fielmente reproduzidos no port. Só como exemplo, podemos falar do pobre port de Sunset Riders (o oficial), onde os cenários ficaram muito mais pobres, mesmo em relação ao port de Super Nintendo.

Joguei o port de fã de Cadillacs and Dinosaurs para o Mega Drive

Além dos cenários, os personagens, sejam os heróis, dinossauros ou os inimigos, também estão ótimos. O game tem cutscenes, e até a lendária tela de game over está presente. Tudo funciona muito bem por aqui, com o gameplay sendo bem fluído e agradável. Apesar da zona de impacto não ser das melhores, é sim um game bem divertido, e que vale a pena todo fã de Mega Drive conferir.

Joguei o game tanto em um Pocket GO, que possui um ótimo emulador de Mega Drive, e no próprio console, através de um Everdrive. E em ambas, o game está bem divertido, valendo muito a pena ser conferido por quem gosta do Mega Drive, e quer ver bons jogos para o console, ainda hoje.

Apenas torço para que o nemezes games, que cuidou deste port muito interessante, mantenha o interesse neste projeto, ouvindo os pontos a melhorar do game apontados pela comunidade, e possa deixar este jogo, que já está bom, com todas as questões que o envolvem, ainda melhor. Mantendo, assim, a comunidade em volta do 16-bits da SEGA como uma das mais felizes do mundo dos games, atualmente.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais